GDE desmantela grupo criminoso especializado em furtos de eletrônicos


A Polícia Civil do Paraná, por meio do Grupo de Operações Especiais (GDE) da 15ª SDP de Cascavel, deflagrou nesta quinta-feira (06/06/2024) a Operação Alta Frequência, uma ação simultânea nos estados de Goiás e São Paulo com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em furtos vultuosos de aparelhos de telefonia celular e informática.

A investigação teve início em maio de 2023, após a invasão de uma loja em um shopping na área central de Cascavel, onde foi registrado um dano financeiro estimado em R$ 800 mil. 

Na ocasião, dispositivos eletrônicos, incluindo iPhones, iPads, Apple Watches e MacBooks, foram furtados. Ao todo, foram expedidos oito mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão pela 4ª Vara Criminal de Cascavel.

A apuração revelou que os criminosos agiam de maneira semelhante em diversas localidades. Assim como no caso de Cascavel, eles conseguiam burlar o sistema de abertura de portas eletrônicas e, uma vez dentro do estabelecimento, arrombavam a vitrine interna de lojas especializadas na comercialização desses equipamentos. 

Os furtos eram executados aos domingos, aproveitando o horário de funcionamento diferenciado dos shoppings, onde a praça de alimentação estava aberta, mas as lojas permaneciam fechadas.

A Polícia Civil de Cascavel identificou a atuação do grupo em outros estados, incluindo Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Goiás e São Paulo. Em agosto de 2023, na cidade de Itabuna/BA, um empresário encontrou sua loja arrombada ao chegar ao shopping logo após o almoço de domingo. Quase todo o estoque foi furtado, resultando em um prejuízo de quase R$ 100 mil.

Após o furto em Cascavel, os acusados deixaram o hotel em que estavam hospedados e conseguiram se deslocar por meio de transporte alternativo até Campo Mourão/PR. Em seguida, embarcaram em um ônibus com destino a Assis/SP e, por último, em outro ônibus até a capital de São Paulo. 

Dois homens e uma mulher foram identificados como autores dos furtos tanto em Cascavel quanto em Itabuna/BA. Eles fazem parte de um grupo liderado por uma mulher de 33 anos que responde a 22 processos criminais e ficou conhecida por percorrer o país cometendo furtos vultuosos em shoppings de vários estados.

Postagem Anterior Próxima Postagem