Atendendo a denúncias da população, Transitar, GPOM e GOTRAN, realizam operação em diversos pontos da Cidade


A poluição sonora emitida por escapamentos adulterados é uma das principais reclamações da população e atinge todas as regiões de Cascavel. Nas duas últimas noites (6 e 7), a Guarda Municipal, Transitar e Polícia Militar se uniram em mais uma operação integrada com foco na segurança do trânsito e na redução da emissão de ruídos pelos escapamentos adulterados.

Os pontos de bloqueio foram definidos com base nas reclamações da população, enviadas para a Transitar através do canal da ouvidoria do Trânsito. Nessa etapa de fiscalizações coordenadas, que ocorreram na quinta (6) e na sexta-feira (7), nos bairros Santa Cruz, Cascavel Velho, Itália e Guarujá, entre 19h00 e 22h00, resultaram em 14 (quatorze) autuações por escapamento adulterado e 09 (nove) por som alto em carros.

Dados apurados nas abordagens pela equipe de educação para o trânsito demonstram algumas características do perfil dos condutores que conduziam veículos com o equipamento adulterado para emissão de ruídos: 100% eram do sexo masculino; mais de 80% têm menos de 30 anos; 36% não são habilitados e metade são casados e têm filhos.

31% dos abordados não possuíam CNH

Um dado alarmante permanece sendo o número de condutores não regularmente habilitados. Ao todo, foram 116 abordagens, destas, 42 condutores estavam em condição irregular para dirigir: não possuíam CNH (36), estavam com a CNH suspensa ou cassada (02), dirigiam veículo de categoria diferente da habilitação (01) ou com a CNH vencida há mais de 30 (trinta) dias (03).

Balanço da operação

Ao todo, foram 284 infrações emitidas nos dois dias de operação, dentre estas destacam-se:

Quatro condutores embriagados, sendo um deles encaminhado para a Delegacia Cidadã para enquadramento em crime de trânsito, com resultado de 0,85 mg/L no teste do etilômetro;

52 notificações pela falta do cinto de segurança, que é uma das condutas que aumenta a gravidade em um sinistro, mas permanece sendo um dos maiores desafios dos órgãos de trânsito;

Oito crianças transportadas sem a utilização da cadeirinha, sendo que em algumas dessas abordagens havia mais de uma sendo transportada irregularmente;

Também foram flagrados condutores em manobras perigosas, empinando motocicleta, avançando sinal vermelho, dirigindo falando ao celular, conduzindo motocicletas sem placas ou com placas artesanais, entre outras infrações que trazem risco à segurança viária.

Em razão das irregularidades constatadas, foram emitidas 12 notificações regularizadoras, removidas 20 motos e 6 carros para o pátio da Transitar.

Para denúncias, envie mensagem no WhatsApp da ouvidoria do Trânsito da Transitar: 45 99135-5207

Postagem Anterior Próxima Postagem