O governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera nas próximas duas semanas uma missão internacional que vai passar por quatro países. A viagem, organizada pela Invest Paraná, agência de prospecção de investimentos vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, vai passar pela França, Polônia, Estados Unidos e Canadá, e tem como objetivo atrair investimentos, parcerias e novos negócios para o Paraná.
Entre os compromissos estão a participação no 16º Congresso Econômico Europeu, que acontece na província da Silésia, na Polônia, e reuniões com empresas e fundos de investimentos no Canadá e nos Estados Unidos. A agenda também prevê reuniões com investidores da área de infraestrutura, participação no Summit Valor Econômico – Brazil-USA e no LIDE Brazil Investment Forum 2024 e a visita a centros culturais na França em busca de parcerias institucionais.
FRANÇA – A missão começa pela França, no domingo (5), em uma agenda da Secretaria da Cultura. Em Paris, o governador se reúne com o presidente do Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou e com os responsáveis pela Escola de Ballet da Ópera da capital francesa, no tradicional Palais Garnier.
No primeiro encontro, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento que dá prosseguimento à instalação de uma unidade do tradicional museu Pompidou no Paraná. O Estado será o primeiro local da América Latina a receber uma “antena”, como são chamadas as unidades do centro ao redor do mundo. Ela deve ser instalada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.
O Pompidou de Paris é um complexo cultural efervescente que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema, dança e centro de música e estudos acústicos. Ele foi inaugurado em 1977 e é um dos locais de encontro mais procurados por parisienses e visitantes. Além da sede francesa, o Pompidou possui antenas na Bélgica, Espanha e China.
Na sequência, a comitiva pretende formalizar uma aproximação institucional do Estado com a Ópera de Paris, que tem mais de 350 anos de história, para que seja firmada uma parceria com a Escola de Dança do Teatro Guaíra.
311 cidades do Paraná tiveram saldo positivo na geração de empregos no 1º trimestre
Estados do Sul debatem formas de reduzir emissão de gases de efeito estufa na agricultura
POLÔNIA – Na segunda-feira (6), a comitiva liderada por Ratinho Junior viaja para Katowice, capital da província da Silésia, na Polônia. A cidade recebe anualmente o Congresso Europeu Econômico (CEE), considerado o maior evento de negócios da Europa Central. O Paraná foi convidado pelo Governo da Silésia, com quem mantém uma parceria, porque é referência em crescimento econômico sustentável – em 2023, o Paraná foi o estado que mais cresceu no País, de acordo com o Banco Central.
O congresso reúne mais de 15 mil administradores públicos, empresários e investidores de todo o mundo. No evento, o governador Ratinho Junior e demais integrantes do Governo do Estado participam de painel que vai discutir as perspectivas de desenvolvimento de uma cooperação econômica entre Polônia e Brasil.
Ainda no país europeu, a comitiva visita a Agência de Desenvolvimento Regional de Bielsko-Biala, que trabalha para melhorar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas da região.
A agenda também prevê reuniões com o subsecretário de Estado da Autoridade de Desenvolvimento Econômico de Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos, Rashed Al Blooshi, e com a vice-ministra de Relações Intergovernamentais da província de Alberta, do Canadá, Katarzyna Piquette. Ambos estarão na Polônia para participar do CEE.
Antes da chegada do governador, na segunda-feira (6), uma parte da comitiva paranaense visita companhias de tecnologia de Gliwice, como a aceleradora local de negócios, o parque tecnológico da cidade e a empresa de equipamentos de reabilitação Technomex. A agenda faz parte do estreitamento da parceria entre a província da Silésia e o Paraná para troca de experiências. A missão paranaense fica no país até quinta-feira (9).
CANADÁ – A partir do dia 11, a comitiva desembarca no Canadá. A agenda começa em Toronto, onde o governador lidera uma série de encontros com fundos de pensão canadenses dentro do “Paraná Infrastructure Round Table”. Ele também se encontra com executivos da Brookfield Asset Management e AMP Solar Group Inc. Na agenda diplomática, ele também se reúne com Douglas Robert Ford, premiê da província de Ontário, e o senador Victor Oh.
Em seguida, em Montreal, o governador se encontra com Stéphane Larue, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), e Emmanuel Jaclot, vice-presidente executivo e chefe global de infraestrutura da Caisse de Dépôt et Placement du Québec, uma das maiores gestoras de fundos institucionais do Canadá.
Nesses encontros, o governador vai apresentar os projetos de infraestrutura do Estado, como os quatro lotes de rodovias que serão leiloados nos próximos anos, dentro do pacote de concessões alinhado com o Ministério da Infraestrutura; a Nova Ferroeste, corredor de exportação de 1,5 mil quilômetros entre o Porto de Paranaguá e Maracaju, no Mato Grosso do Sul; e projetos da Portos do Paraná, empresa pública que administra os terminais paranaenses.
Estados do Sul definem 58 propostas para fortalecimento e popularização da ciência
Estado publica novo edital para investimento de até R$ 20 milhões em startups
ESTADOS UNIDOS – A agenda em Nova York, nos Estados Unidos, começa no dia 13. Estão previstas agendas com Banco Master, Alvarez & Marsal, BTG Pactual e Ernst & Young, fundos globais, com o objetivo de apresentar o cenário econômico e os projetos do Paraná. A ideia é atrair novos investimentos, reafirmar a posição estratégica do Paraná na América do Sul e dialogar sobre possíveis investimentos.
O governador Ratinho Junior também foi convidado para participar de três grandes eventos em Nova York. Ele vai fazer palestras no LIDE Brazil Investment Forum 2024, realizado anualmente com autoridades e empresários para impulsionar investimentos para o Brasil, no Brazil and the World Economy, ao lado de executivos de grandes empresas brasileiras, e no Summit Valor Econômico – Brazil-USA, para discutir a agenda de reformas do Brasil o que é preciso para melhorar o ambiente de negócios.
MISSÕES INTERNACIONAIS – Essa é a terceira grande agenda internacional do ano. As duas primeiras foram para o Nebraska, nos EUA, voltada para investimentos no agronegócio, principalmente no circuito de irrigação, e para a Índia, com confirmação de novos investimentos em Londrina e uma parceria para instalação de supercomputadores nas universidades estaduais.