LIRAa: Cascavel tem médio risco de infestação para dengue e cuidados não podem parar



A  Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou de segunda (20) a quarta-feira (22), o 3º LIRAa de 2024, o Levantamento de Índice Rápido e Amostral de Aedes Aegypti. Os agentes de Endemias vistoriaram 4.783 imóveis. O resultado apontou índice geral de 1,5%, o que é considerado médio risco de Infestação no Município. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de que fique abaixo de 1%, baixo risco.

Cascavel está em epidemia de dengue e já registrou 40 mortes em decorrência da doença e 30.405 casos confirmados. Os dados são do boletim epidemiológico.

É fundamental que a população mantenha os cuidados, sendo necessária a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. É o momento propício para fazer a limpeza com água e sabão de todos os depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos plantas, eliminando qualquer ovo ali depositado, realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis evitando que se tornem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O índice Geral do Município ficou em 1,5% ( médio risco), mas algumas localidades desperta um alerta apontando índice acima da média geral,  chegando a 3,0%, 2,8% e 2,7% (médio risco). Os bairros são: Padovani, Jardim União, Santa Catarina,

Faculdade I , Universitário, Turisparque, Itapuã, Santa Felicidade, Esmeralda, Siena, Santos Dumont, Aeroporto, Guarujá,, Quebec, XIV de Novembro, Vila Dione e Pioneiros Catarinenses.

“O combate à dengue é dever de todos”, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.

Média de Infestação: 1,5 % MÉDIO RISCO

Prevalência de criadouros por depósitos (Percentual)

A1 - Depósitos Elevados Ligados a Rede: Total: 0%

A2 - Depósitos ao nível do solo: Total: 3,5%

B - Depósitos Móveis (vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, etc): Total: 27,9 %.

C - Depósitos Fixos (calha, laje, ralos, sanitários em desuso, etc...): Total: 3,5%.

DI - Pneus e outros materiais rodantes: Total: 11,6%

D2 - Lixo e outros resíduos sólidos: Total: 53,5%

E - Depósitos Naturais (buracos em árvores, bromélias, etc...): Total: 0%

Postagem Anterior Próxima Postagem