A Prefeitura de Toledo lamenta o falecimento de Emilia Maria Leduc Beal, 101 anos, ocorrido na noite deste domingo (5), em virtude de complicações em procedimento cirúrgico para recomposição do fêmur, fraturado após queda sofrida no dia anterior. Gaúcha de Bento Gonçalves, nasceu em 26 de agosto de 1922 e, ao lado do esposo, Olivo Beal, chegaram ao município em agosto de 1952, com três filhos pequenos (Diana, Vítor e Dione) e a missão de administrar um hotel adequado às demandas de uma cidade que, apesar de recém-nascida, estava crescendo exponencialmente.
Por atender aos interesses da Indústria Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá), o diretor da empresa, Willy Barth, foi o responsável pelo convite a Olivo e Emília, que venderam o hotel que possuíam em Joaçaba/SC, local onde haviam se casado em 1940. Eles já conheciam o Oeste do Paraná, pois visitaram, um ano antes da mudança, um irmão de Emília (Arthur Leduc) que morava onde hoje está o município de Marechal Cândido Rondon.
A empresa ajudou na construção e assim nasceu o Duque Hotel, instalado no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Bonfim, o primeiro de uma rede que chegou a ter cinco unidades. Os empreendimentos, referências regionais no ramo de hotelaria, teriam fim em 1978, com o falecimento de Olivo Beal.
A partida do esposo não deixou a família sem uma liderança forte, pois Emília continuou sendo uma mulher determinada, que prezou pela educação dos filhos e inspirou as pessoas que a conheceram. Além disso, sempre manifestava seu amor pela cidade e sua gente que tão bem a acolheu.