A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informa que restabeleceu o fornecimento de água tratada para 385 mil imóveis em 23 cidades gaúchas desde o ápice da crise causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, há quatro dias.
O desabastecimento que chegou a impactar 906 mil endereços em 64 municípios, hoje afeta cerca de 523 mil em 39 municípios, disse a companhia em nota nesta quarta-feira, 8.
“A recuperação gradativa do fornecimento deve-se a uma série de medidas emergenciais e logísticas de crise adotadas pela concessionária, numa verdadeira operação de guerra”, disse a empresa.
Segundo a companhia, para a recuperação do sistema foi necessário o uso de geradores de energia para as máquinas das estações da rede, além da mobilização de frota de carros-pipa e de equipes especializadas na perfuração de novos poços, e a instalação de reservatórios e estações móveis de tratamento de água.
A empresa informou que continua utilizando helicópteros e outras aeronaves para transportar equipamentos e pessoal técnico para pontos estratégicos, garantindo a continuidade das operações de recuperação do abastecimento até nas regiões mais remotas e afetadas pelas cheias.
De acordo com a nota da empresa, os maiores desafios enfrentados pela concessionária continuam sendo os alagamentos, a falta de energia elétrica, os rompimentos de adutoras e os danos aos equipamentos.
Via Agência Estado.