A Agência de Inteligência e Fomento (AIF), criada com a finalidade de impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável por meio de processos de inteligência e articulação institucional, realizou sua primeira assembleia na manhã desta segunda-feira na Estação de Inovação Hub One.
Durante a assembleia, foram diplomados e empossados os conselheiros que integram a AIF, conforme determina a legislação. A primeira ação dos conselheiros foi aprovar o Regimento Interno, que foi fornecido a eles com antecedência para estudos e sugestões.
De acordo com o regimento, a Agência de Inteligência e Fomento almeja tornar o Município de Cascavel símbolo nacional de desenvolvimento econômico sustentável e também ser referência para investidores locais, regionais, nacionais e internacionais, para o condicionamento de investimentos na cidade.
“Nós passamos a ter uma existência 100% legal da agência do ponto de vista administrativo. Então, esse é o ponto de partida gerencial de todo o serviço da Agência de Inteligência Fomento”, diz o presidente da AIF, Fernando Dillenburg.
O prefeito Leonaldo Paranhos participou da assembleia e disse que a agência não nasceu do nada, mas sim do fruto do relacionamento que há entre o poder público e as entidades.
“Ela nasce de uma maturidade, que eu sempre falo que nós todos atingimos. A gente viu que andar junto é bom, a gente se sente mais protegido. Não é possível administrar sozinho uma cidade desse tamanho, em franco desenvolvimento, que está entre as cidades do Brasil que mais crescem. É muito arriscado, não é recomendado você andar sozinho”, destacou o prefeito.
O presidente da Acic, Siro Canabarro, afirmou que AIF é uma ferramenta visionária para o desenvolvimento de Cascavel. “Cascavel é uma cidade diferenciada. Como o prefeito sempre diz: ‘o DNA de Cascavel é diferente’”, disse acrescentando que a AIF está no anuário da Acic, que divulga números da cidade. O presidente do Sindicato Rural, Paulo Orso, afirmou que a AIF é “mais uma marca da gestão” com a participação de todos. Para Adir Mattioni, do Sebrae, a agência ficou enxuta, mas bem estruturada e “tem condições de grandes entregas para a Cascavel do futuro”.