Escola Terezinha Picoli Cezarotto inova com Oficina de Robótica Sustentável



 A Escola Municipal Terezinha Picoli Cezarotto realizou ontem (15) uma atividade pioneira, que mistura tecnologia e sustentabilidade. A oficina de robótica sustentável introduziu uma abordagem inovadora no aprendizado das crianças, através da criação de uma "massinha condutiva", capaz de conduzir eletricidade.

 

A atividade foi realizada com quatro turmas de robótica, reunindo alunos de 7 a 10 anos, na sala de informática da escola. Sob a orientação dos instrutores de informática Thiago Sodré e Angela Maria de Souza, os pequenos cientistas tiveram a oportunidade de explorar os fundamentos da eletricidade de uma forma divertida e educativa.

 

Durante a oficina, os alunos aprenderam a fazer a sua própria massinha condutiva, usando ingredientes simples e acessíveis: farinha de trigo, sal, óleo de soja, vinagre, água e tinta guache da cor de sua preferência. O ponto alto da atividade foi o momento em que as crianças testaram a condutividade do material criado, acendendo LEDs ao utilizarem a massinha como condutor.

 

"Cada sorriso ao ver o LED acender é uma confirmação de que estamos no caminho certo para a educação tecnológica integrada com a conscientização ambiental", relata o instrutor de informática Thiago Sodré. Angela Maria complementa: "É gratificante ver o interesse dos alunos e como eles podem aplicar conceitos científicos usando recursos do dia a dia".

 

A oficina não apenas proporcionou um aprendizado prático sobre circuitos elétricos e condutividade, mas também enfatizou a importância da sustentabilidade, mostrando como materiais simples e recicláveis podem ser utilizados em projetos tecnológicos.

 

O exemplo da Escola Terezinha Picoli mostra como a Educação pode se renovar e engajar os alunos de maneira significativa, preparando-os para os desafios do futuro de forma consciente e inovadora.

Postagem Anterior Próxima Postagem