Durante um patrulhamento na região de Gravataí Rio Grande do Sul, a equipe de Rocam, composta pelos soldados Teixeira, Madeira, Vieira, Jeferson Cardoso e Casani, deparou-se com uma situação de abordagem a um indivíduo a pé. No entanto, dois outros indivíduos nas proximidades agiram de forma suspeita ao avistarem a equipe se aproximando, levantando-se rapidamente e dirigindo-se em direção a uma rua lateral.
Os policiais Vieira, Jeferson Cardoso e Casani decidiram abordar os dois indivíduos, mas ao tentarem realizar a abordagem, um deles, identificado como Sr. Dionatan, empreendeu fuga. Os policiais Jeferson e Vieira iniciaram uma perseguição ao indivíduo em fuga, enquanto Casani permaneceu com o outro suspeito.
No momento da abordagem, o suspeito armado, sacou sua arma e efetuou disparos contra o Policial Casani, atingindo-o com dois disparos no peito/colete e um disparo no joelho direito. Ao ouvirem os tiros, os policiais Vieira e Jeferson Cardoso retornaram para prestar apoio.
Foi constatado um confronto armado entre o Policial Casani e o indivíduo, com os policiais revidando os disparos em legítima defesa. O suspeito fugiu do local, mas foi posteriormente abordado pela viatura Águia 2. Durante a troca de tiros, foi alvejado e, mesmo sendo socorrido e encaminhado ao hospital, morreu.
No momento da abordagem, foram encontradas com o atirador uma arma de fogo com numeração suprimida, um carregador com munições, três munições sobressalentes e um telefone celular. As demais viaturas foram acionadas para capturar o outro indivíduo, Dionatan, que foi abordado pela viatura Águia 2