Uma obra esperada há muitos anos por parte dos moradores da região sul da cidade, mais especificamente do bairro XIV de Novembro, vai sair do papel. A construção da nova ponte sobre o Rio Quati é mais um nó desatado pelo Governo Municipal.
A ponte atual foi inaugurada no dia 14 de novembro de 1967 e é insuficiente para dar vazão às águas do rio que triplicam de volume com a ocorrência de chuvas, provocando o transbordamento e o consequente alagamento das vias.
Na época de sua construção não foi previsto o crescimento de Cascavel e a consequente impermeabilização do solo, que com o tempo transformou-se em um agravante para a situação.
Levantamento de dimensionamento hidrológico recente, feito pelo Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), apontou que a capacidade da ponte atual é de 12,50% da vazão projetada. Por isso, o Rio Quati neste ponto específico transborda sobre a pista de rolamento em ocasiões de chuvas intensas. O levantamento apontou ainda que a ponte existente tem largura de 4 metros por 2,90 m de altura.
Nova ponte
O projeto apresentado durante escola de Governo do IPC, no último dia 18, e contratado junto ao Fonplata, prevê a construção de uma ponte com largura de 16,70 m por 3,75 m de altura. Ainda pelo projeto, devido ao subleito rochoso do córrego, para a execução da nova ponte, a rua Souza Naves terá de ser aterrada, para que a mesma tenha maior altura do que a atual.
“Essa obra envolve o alargamento da Souza Naves Sul desde a BR-277 até a Rua General Emilio Lucio Esteves e um binário com a Rua Elio Willy Fault, com a implantação de uma nova ponte para evitar os transbordamentos do Rio Quati. Inicialmente, nesta primeira etapa os investimentos chegarão a R$ 6.507.000,00, o valor máximo da licitação, e o prazo de execução é de 180 dias”, explicou o presidente do IPC, Tales Riedi Guilherme.
A Rua Souza Naves Sul é uma importante via da Cidade de Cascavel, ligando a região Sul à região Central. Esta via se destaca pelo intenso tráfego de veículos, tanto de passeio quanto veículos pesados, devida a presença de muitas indústrias no local. Estas características tornam o trajeto lento e ineficiente, principalmente nos horários de pico.
"Como a Rua Souza Naves Sul é uma via simples, com duas pistas de rolamento de sentido contrário, além de ter uma alça de acesso na BR-277, e também acesso aos Bairros XIV de Novembro e Santa Felicidade, acaba se tornando um grande ponto de conflito", explicou o engenheiro do IPC, Jeferson Valcanover.
O projeto
O Projeto da nova ponte e alargamento da rua Souza Naves Sul, no bairro XIV de Novembro, será executado em duas fases. A primeira fase compreende, além da nova ponte, a construção de quatro faixas de rolamento na rua Souza Naves Sul, duas por sentido, além de ciclovia e calçadas dos dois lados da via. O semáforo existente será eliminado, proibindo-se as conversões à esquerda no viaduto.
Para a 2ª fase da obra, o projeto prevê a construção de novo viaduto sobre a BR 277, contemplando as novas faixas de rolamento criadas na rua Souza Naves Sul. A princípio, a obra do novo viaduto será deixado para a Concessionária que assumirá a BR 277.
Fotos: Vanderlei Faria e Manoel Teixeira/Secom