Um tribunal austríaco proferiu na noite de quinta-feira (29) uma sentença de 20 anos de prisão contra uma mulher acusada de manter seu filho de 12 anos trancado em uma caixa de transporte para cachorros no apartamento onde moravam, em Viena.
A ré, de 33 anos, foi considerada culpada de tentativa de homicídio, tortura de menor e confinamento ilegal após sete horas de deliberações do júri. Sua cúmplice, uma mulher de 40 anos, foi condenada a 14 anos de prisão por incentivar o uso continuado de violência contra a criança.
As duas foram internadas em um hospital psiquiátrico para detentos, após laudos periciais constatarem graves distúrbios psicológicos. O filho, hoje com 13 anos, foi encontrado à beira da morte, pesando apenas 40 quilos, após meses de tortura.
Antes do episódio que levou à sua internação, o menino foi submetido a diversos abusos, incluindo ser borrifado com água fria, agredido, privado de comida e mantido em uma caixa de transporte para cães. Vídeos apresentados durante o julgamento mostraram sua condição debilitada.
A defesa apontou falhas das autoridades, já que a escola que o menino frequentava havia enviado relatórios alertando para a gravidade da situação. Poucas semanas antes de ser internado, ele chegou a fugir e pedir ajuda, mas foi levado de volta para casa pela polícia.
fonte: APA