A Itaipu Binacional, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Secretaria Municipal da Educação, organizaram uma peça teatral para 50 escolas municipais de Foz do Iguaçu. A ação faz parte do convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III, que, neste primeiro semestre de 2024, irá levar informações sobre o ciclo da água para 18 mil alunos do Ensino Fundamental I. A serie de apresentações da peça “Três gotinhas de chuva” iniciou na última quarta-feira (20), na Escola Municipal Jorge Amado, e se estende até o dia 19 de junho.
Os temas do convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III são escolhidos conforme a agenda ambiental. A narrativa deste semestre destaca o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) número 6, “Água e Saneamento”.
Segundo Fabiane Colling, gestora do convênio pela Itaipu, essas ações socioambientais estão ligadas com as missões da empresa. “A água é essencial para a sobrevivência e, no nosso caso, a água produz energia. Com essa produção, nós conseguimos fazer ações de conscientização para preservar a água e, sucessivamente, produzir mais energia. É um ciclo importante para a sobrevivência do planeta, tanto para agora como para as futuras gerações”, afirmou.
Além do teatro abordar a conservação da água e a proteção do meio ambiente, as crianças também aprendem sobre quais práticas devem adotar para criar um mundo justo e sustentável.
“Com esse projeto, nós conseguimos levar informações para ambientes que muitas vezes a gente não consegue alcançar dentro dos escritórios, como as escolas, por exemplo”, disse Talita Aparecida Reis Theriba, uma das gestoras do convênio pelo PTI.
Até junho, a Troupe Luz da Lua, companhia responsável pela peça teatral, fará 100 apresentações, com dois espetáculos em cada escola, uma no turno da manhã e outra no da tarde.
Três gotinhas de chuva
Nesta terça-feira (26), os alunos da Escola Municipal Rosália de Amorim Silva assistiram a apresentação. Pela manhã, 150 crianças de 6 a 12 anos aprenderam sobre a preservação ambiental de uma forma lúdica e divertida.
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola, Inês Camargo de Andrade da Silva, a peça fortalece as ações dos(as) professores(as) em sala de aula. “Para as crianças, isso é muito importante, porque tudo que ela estudou e aprendeu sobre o tema é concretizado no teatro. Já para nós, professores(as), é uma valorização do nosso trabalho”, contou