Em boletim semanal, Toledo registra recorde de novos casos de dengue




Segundo informativo divulgado nesta quinta (28), número de confirmações chega a 2.099, mais que o dobro do registrado no início de março (1.009); doença já fez 6 vítimas fatais

O quadro epidemiológico da dengue em Toledo ainda inspira muitos cuidados. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (28) pela Secretaria de Saúde de Toledo (SMS), mais 455 novos casos da doença foram confirmados desde a edição anterior do documento, publicado na última sexta-feira (22), passando de 1.644 para 2.099 confirmações (crescimento de 27,68%) no atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2023.

Quase metade (49,12%) dos casos confirmados estão concentrados em cinco bairros: Europa/América (506), Facchini (167), Panorama (130), Coopagro (119) e Santa Clara IV (109). O número de confirmações pode ficar ainda maior, pois há 785 pacientes aguardando resultados de exames. 

Somando os testes que deram positivo, os 1.818 casos descartados e os que estão em análise, chega-se a um total de 4.702 notificações, que corresponde ao total de pessoas que procuraram os serviços públicos e privados de saúde com sintomas típicos de dengue. O número de óbitos causados pela dengue permanece em 6, o que aponta para um índice de letalidade de 0,29%,

Com o fim de reduzir esta média, a SMS está atuando em várias frentes para oferecer um atendimento com mais qualidade à população. Entre outras medidas, está a criação da unidade sentinela na Vila Paulista, que está realizando atendimento exclusivo, de segunda a sábado, das 7h às 19h, a pacientes com sintomas de dengue. 

Também com esta dinâmica, as unidades dos Jardins Panorama, Concórdia e Cosmos estão ficando abertas, de segunda a sexta-feira, até às 21h. Estas estruturas complementam o trabalho que já está sendo realizado, 24 horas por dia e 7 dias por semana, pelo Pronto Atendimento Municipal (PAM/Mini Hospital) Dr. Jorge Milton Nunes e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Ivo Alves da Rocha.

Para dar conta da demanda crescente, a SMS está fazendo remanejamento de equipes e contratação temporária de profissionais. Além disso, não está medindo esforços para reforçar o estoque de insumos (soro de reidratação e medicamentos, por exemplo) bastante utilizados em pacientes com dengue. 

Todos podem ajudar

Dessa forma, a SMS, por meio do setor de Controle e Combate às Endemias, reforça o pedido para a população redobrar as ações de combate e prevenção ao mosquito nos imóveis onde mora e trabalha, impedindo que este se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares.  Também recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de dengue a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença. 

Outro ponto fundamental para frear a disseminação da dengue em nosso município, é a realização das vistorias pelos agentes de combate a endemias (ACEs) nos imóveis. Dessa forma, quando baterem em sua casa, facilite o trabalho deles e siga todas as orientações que forem dadas.

Postagem Anterior Próxima Postagem