A cidade de Cascavel está unida contra a dengue. No entanto, os dados são preocupantes e coloca a cidade num cenário de epidemia. O Município tem 4.626 casos confirmados e uma morte registrada. Para definir as novas ações de combate, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o do 2º LIRAa, Levantamento de Índice Rápido e Amostral, de 2024, que vai possibilitar atestar o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7).
O trabalho de vistoria dos agentes de Endemias começará na segunda-feira (11) e seguirá até quarta-feira (14). O objetivo é vistoriar cerca de 4.730 imóveis. No 1º ciclo realizado em janeiro de 2024, o Município registrou 2,5% (médio risco) para infestação geral, enquanto o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 122 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município.
Durante a realização do LIRAa é realizado técnica de pesquisa larvária sendo coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Sendo assim mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente.
A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de Endemias para a realização da vistoria, lembrando sempre dos cuidados. Mesmo que o agente tenha feito uma visita recentemente, o pedido é que os moradores abram as portas de casa para o trabalho do LIRAa.
A atividade é fundamental para atualizarmos o índice de infestação por Aedes no Município, a partir destes dados a Secretaria de Saúde por meio do Setor Controle de Endemias programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.
O combate à dengue é dever de todos, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.
AÇÃO DAS CAÇAMBAS
A Secretaria de Saúde tem instalado caçambas em pontos estratégicos da cidade, em bairros com os maiores índices de infestação do mosquito, como uma forma de tirar de circulação os pequenos volumosos que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito. No entanto, por conta do trabalho do LIRAa no início da próxima semana, a instalação de caçambas está temporariamente suspensa. De acordo com o balanço da Sesau, já foram recolhidos mais de 37 toneladas de entulhos, com a atividade que já teve quatro etapas e passou por 13 bairros: Santa Cruz, Esmeralda, Periollo, Cataratas, Colméia, XIV de Novembro, Cascavel Velho, Morumbi, Interlagos, Floresta, Faculdade, Turisparque e Jardim Veredas.
ATENDIMENTO
Se você apresentar febre alta, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, fraqueza e/ ou manchas pelo corpo procure atendimento médico. Esses são os principais sintomas de dengue. Para ampliar a rede de atendimento diante do cenário epidêmico, a Secretaria de Saúde está com três unidades de saúde abertas para atendimento de dengue: Presidente, Pioneiros Catarinenses e Morumbi. Os espaços funcionam das 7h às 19h.