Cascavel sobe no ranking de saneamento básico do país

 




Cascavel é a nona cidade brasileira do país com melhores indicadores de saneamento, conforme ranking divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Instituto Trata Brasil, com dados referentes a 2022. No Paraná, a cidade fica atrás apenas de Maringá, que ocupa a primeira posição no ranking.

Além disso, o estado tem outras cidades entre as mais bem posicionadas do país, todas atendidas pela Sanepar: Ponta Grossa em 10º, Foz do Iguaçu em 13º e Londrina em 14º. São José dos Pinhais em 21º e Curitiba em 22º também estão na lista das 50 cidades brasileiras com melhores indicadores na área.

A capital do Oeste se mantém no cenário nacional pelos índices alcançados no sistema de abastecimento com água tratada e no sistema de coleta e tratamento do esgoto, graças aos esforços e investimentos feitos pela Sanepar ao longo dos 52 anos de atuação na cidade. E mesmo tendo sido considerada como cidade universalizada, os investimentos não param. A Sanepar está ampliando o sistema de captação e de armazenamento de água. 

A Companhia tem programado investimentos de R$ 1,086 bilhão para os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Cascavel, até 2048. Parte desses recursos está direcionada para duas importantes obras que se iniciaram no mês passado, com a ampliação da capacidade de oferta e a de reserva de água. Está sendo construída uma nova captação que fará a transposição da água do Rio do Salto até o Rio São José e está sendo instalado mais um reservatório de água para a região do Bairro Morumbi.  

A presença da Sanepar em Cascavel permitiu a expansão urbana, o crescimento vertical e o desenvolvimento econômico da cidade. A área ambiental teve grande aporte de recursos financeiros que possibilitaram, entre tantas ações, readequar o Lago Municipal Paulo Gorski, ampliar a cobertura florestal, melhorar a qualidade das águas dos rios e mananciais da cidade. Recentemente, a Sanepar concluiu as obras de desassoreamento que revitalizaram o Lago Municipal da cidade.

Estrutura

A Sanepar implantou na cidade mais de 1,8 milhão de metros de redes de distribuição de água, captações em quatro rios: São José, Cascavel, Peroba e Saltinho, 16 poços e uma nova e moderna estação de tratamento de água, que abastecem os mais de 136,5 mil domicílios. Mais de 1,6 milhão de metros de redes coletam o esgoto dos imóveis e transportam para as quatro estações de tratamento distribuídas na cidade, garantindo tratamento a 100% do material coletado. A cobertura da rede de abastecimento chega a 100% do perímetro urbano da cidade e a rede de esgoto já está disponível para mais de 99% dos moradores da cidade. 



Postagem Anterior Próxima Postagem