A adoção de inúmeras medidas para fortalecer a agricultura familiar, dando mais autonomia ao setor e melhorando os seus resultados. Essa é uma das estratégias em curso pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar que, gradualmente, chegará a todo o Brasil. É isso o que disse na manhã desta segunda-feira, no primeiro dia do 36º Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Paraná, o ministro Paulo Teixeira. Ele participou de cerimônia no galpão da agricultura familiar ao lado da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, do presidente Dilvo Grolli, do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e inúmeras outras autoridades.
Com mais investimentos no agricultor familiar, Teixeira afirmou que ele ganhará mais mercado e conquistará um padrão de vida melhor. Além de crédito e linhas especiais de financiamento, os minis e pequenos produtores terão acesso, segundo o ministro, a novas tecnologias e incentivos. Ele deu um exemplo: apoio para os laticínios de leite in natura. Apenas em programas de segurança alimentar, de acordo com Paulo Teixeira, já foram investidos pelo governo federal R$ 1 bilhão. Sobre o Show Rural, o ministro informou que se trata de um evento importante porque leva novos conhecimentos ao campo, permitindo ao agropecuarista produzir mais e melhor.
Paulo Teixeira disse que vai conversar com a Itaipu e o governo para tentar viabilizar recursos para aumentar o espaço destinado à agricultura familiar no Show Rural. O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, lembrou que o Paraná é basicamente um Estado formado por pequenos agricultores, que somam 74% do total. “Esse é um evento voltado à transmissão de conhecimentos, uma espécie de sala de aula que aproxima o melhor em tecnologias, desenvolvidas por empresas, diretamente ao agricultor que, com a devida assistência, aplica esses conhecimentos em avanços em suas propriedades. “Esse é o maior evento de disseminação de tecnologias para o campo que temos, um orgulho a todos nós. O Paraná tem a melhor agricultura do Brasil, com mais de 40 cadeias e grande parte disso feito por pequenos agricultores”, ressaltou o ministro da Agricultura, Norberto Ortigara.
Essências
São 40 pequenos produtores de 23 municípios que estão no Pavilhão da Agricultura Familiar nesta edição do Show Rural. Uma delas é Almerinda Chaves, de Cascavel, que entende o evento como uma vitrine para divulgar seus produtos e ampliar as vendas. Ela lança, no evento, uma linha de cosméticos naturais e também de perfumes fabricados com ativos naturais. O Show Rural Coopavel segue até sexta-feira, 9, em Cascavel no Oeste do Paraná.
Legenda: Evento com presença de ministros e autoridades foi realizado no pavilhão da agricultura familiar
Crédito: Show Rural