Presidente do PL, Valdemar Costa Neto é preso em flagrante em posse de arma de fogo

 


Nesta quinta-feira (8), a Polícia Federal (PF) realizou uma operação em dez estados brasileiros, incluindo o Paraná, com o objetivo de investigar uma suposta participação de pessoas em uma tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito. Entre os alvos estão o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo informações divulgadas pela PF, a operação também visa apurar uma organização criminosa especializada em disseminar a ocorrência de fraude nas eleições de 2022, visando legitimar uma intervenção militar.

No decorrer das investigações, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão. Dentre os alvos da operação, estão também ex-ministros como Braga Netto (Casa Civil), Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (GSI) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa).

As apurações indicam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação, visando disseminar a ideia de fraude nas eleições de 2022 e promover um golpe de Estado. A PF destaca a participação de militares com conhecimentos em táticas de forças especiais nesse contexto.

A operação é realizada com base em mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e conta com o apoio do Exército Brasileiro, que acompanha o cumprimento das medidas judiciais em diversos estados do país.

Os fatos investigados configuram, em tese, crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado. A Polícia Federal segue realizando diligências para esclarecer todos os aspectos relacionados ao caso.

Fonte: R7


Postagem Anterior Próxima Postagem