PCPR realiza ação educativa sobre exploração sexual infantil em Paranaguá

 


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou de uma ação educativa sobre exploração sexual infantil. O trabalho de conscientização aconteceu nesta sexta-feira (9), em Paranaguá, no Litoral do Estado. 

Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e orientações aos responsáveis sobre os cuidados com crianças durante o carnaval.

"Esse tipo de campanha de conscientização é muito importante. Além de ser informativa e divulgar a necessidade prevenção ao abuso sexual, chama toda a população de Paranaguá para o seu enfrentamento, especialmente através de denúncias e acionamento dos órgãos competentes", afirma o delegado da PCPR Emmanuel Brandão. 

A atividade educativa contou com a atuação integrada da PCPR com a Prefeitura Municipal, a Guarda Municipal, Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, além das secretarias municipais da Cultura, Assistência Social e Comunicação.

ORIENTAÇÕES- Para manter as crianças seguras, a PCPR orienta que, principalmente em lugares de aglomeração de pessoas, os responsáveis fiquem atentos. A PCPR reforça que os pais e responsáveis observem comportamentos suspeitos.

A orientação é manter as crianças e adolescentes no campo de visão e se necessário segurar a mão das mesmas. A identificação das crianças através de pulseira é uma das formas de evitar que elas se percam. O item deve conter o nome da criança, o nome dos responsáveis e seus respectivos números de telefone para casos de emergência. As forças de segurança do Paraná fornecem o item gratuitamente.

A PCPR também ressalta que é proibido a venda e o consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

DENÚNCIAS - Aquele que tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar.

A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR e 181 do Disque Denúncia.   

Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190

Postagem Anterior Próxima Postagem