Operação Pôr do Sol cumpre oito mandados de prisão preventiva, dois sendo a policias militares



 Operação PÔR DO SOL – Em Toledo, Medianeira e Cascavel no Paraná, bem como em Várzea Grande no Mato Grosso, o Ministério Público do Paraná deflagrou, nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a Operação Pôr do Sol, com o cumprimento de 43 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva (dentre os quais dois militares estaduais). As ações são conduzidas pelo Núcleo do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Cascavel.

Os trabalhos são dirigidos a investigação de uma organização criminosa cujas ações projetam-se sobre o transporte de grandes quantidades de substâncias entorpecentes para outros estados da federação, sobretudo o Rio de Janeiro, receptação de painéis solares produtos de furtos e/ou roubos e lavagem de dinheiro.


A organização realizava o branqueamento de capitais em etapas ou camadas, dificultando o rastreamento do proveito obtido com as atividades ilícitas, especialmente o transporte de drogas. Contas bancárias de pessoas jurídicas e físicas foram utilizadas para a realização de transferências fracionadas, o que era feito sucessivamente até que chegasse até a liderança da organização.


As investigações começaram no início do ano de 2022 pelo Núcleo Regional do GAECO de Cascavel, em razão de uma denúncia no sentido de que o grupo havia recepcionado uma carga de painéis solares produtos de roubo ocorrido no Estado de Minas Gerais.

A organização movimentou mais de cento e quarenta milhões de reais, entre créditos e débitos, no período compreendido entre janeiro de 2020 e agosto de 2023.

Foram apreendidas, ao longo dos trabalhos de investigação, oito toneladas, quatrocentos e cinquenta e seis quilos e cem gramas de substância entorpecente análoga a maconha, que o grupo transportava para outros estados da federação. Duas pessoas, membros da organização, foram presas em flagrante no final de 2022 e no início do ano de 2023.


As buscas visam a obtenção de documentos para corroborar as provas que já foram produzidas através de medidas cautelares deferidas pela Vara Criminal da Comarca de Toledo/PR.


O cumprimento dos mandados foi realizado com apoio dos Policiais dos demais Núcleos dos GAECOs do Paraná e do Mato Grosso, bem como equipes de policiais militares do BOPE, RONE, BPFRON, 6º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE CASCAVEL e Corregedoria da Polícia Militar.

Postagem Anterior Próxima Postagem