Na última quinta-feira (22/02), durante a execução da Operação Protetor, policiais militares do BPFRON (Batalhão de Polícia de Fronteira), em ação conjunta com policiais federais, realizavam patrulhamento fluvial nas proximidades do município de Mercedes, no estado do Paraná.
Durante a operação, as equipes policiais avistaram duas embarcações navegando em direção à margem brasileira. Ao tentarem realizar a abordagem, os condutores das embarcações adentraram a margem do rio, abandonando os veículos aquáticos e fugindo a pé em direção a uma área de mata densa, tornando-se impossível sua localização e captura.
Ao inspecionarem as embarcações, os policiais constataram que uma delas estava carregada com 4.000 pacotes de cigarros contrabandeados, enquanto a outra transportava 28 volumes de agrotóxicos de origem estrangeira. Além disso, foi encontrada uma espingarda calibre .32, contendo um cartucho deflagrado.
Todo o material ilícito apreendido, juntamente com as embarcações, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra-PR, para os procedimentos legais cabíveis. Estima-se que o prejuízo causado aos criminosos ultrapasse a marca de R$336.000,00.
A ação conjunta entre o BPFRON e a Polícia Federal reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao contrabando e outros crimes transfronteiriços, visando garantir a segurança e a integridade da população brasileira.