Ano bissexto: Primeiro bebê desse dia 29 nasceu às 00h04


- Fotos: Guilherme Silveira - HUOP/UNIOESTE.

     No dia 29 de fevereiro, que ocorre apenas a cada quatro anos, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) registrou um momento especial: o nascimento de 11 bebês no Centro Obstétrico. O primeiro bebê veio ao mundo de forma natural às 00h04, pesando 3.110 quilos e medindo 48 centímetros.


     Kassandra Marcela dos Santos, mãe da pequena Ayla Eloá, foi a primeira criança a nascer no dia 29 de fevereiro de 2024 no HUOP. Ela conta que não esperava que a filha nascesse nessa data, mas sabia que seria um parto normal. "Na verdade, eu estava esperando que ela nascesse no dia 24, mas houve um pequeno atraso e ela veio hoje, no dia 29 de fevereiro", relatou a mãe.


O registro de nascimento


     Em 2012, a lei federal Lei nº 12.662/2012 (de 5 de junho de 2012), determina que os cartórios registrem a data real de nascimento nos documentos do recém-nascido. Antigamente, era comum mudança da data de nascimento nesta circunstância. (Essa nova lei assegura validade nacional à Declaração de Nascido Vivo (DNV), regula sua expedição, alterando a Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973).


     Portanto, para quem nasce em 29 de fevereiro, o aniversário ocorre apenas a cada quatro anos. Essa conta deu origem à expressão de que quem nasceu em ano bissexto é mais jovem por muito mais tempo, demorando para envelhecer como as demais pessoas.




Postagem Anterior Próxima Postagem