Cerca de R$ 200 milhões vão ser injetados pelo Show Rural Coopavel na economia de Cascavel e do Oeste do Paraná neste início de 2024. Essa é a soma de recursos que a mostra de tecnologia, uma das três maiores disseminadoras de inovações e tecnologias para o campo do mundo, deverá injetar nos mais diferentes setores econômicos da região antes, durante e depois do evento.
Os preparativos para a 36ª edição, de 5 a 9 de fevereiro, acontecem desde o último dia 2 de janeiro. São cem empresas credenciadas na montagem dos estandes dos 600 expositores e 2,4 mil pessoas desempenharão, neste mês de janeiro, as mais diferentes funções e tarefas no parque. Na semana da feira, serão mais de quatro mil trabalhadores diretamente envolvidos.
“Esse dinheiro é canalizado para hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados, lojas do comércio, entretenimento, entre outros”, observa o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
O impacto do Show Rural na economia da região é importante, principalmente para um início de ano. “A Coopavel e todos que organizam e participam do evento ficam felizes com o crescimento da feira e com os seus reflexos, contribuindo para avanços fundamentais à agricultura e à pecuária e também aos mais diferentes setores produtivos de Cascavel e da região – alcança um raio de cerca de 150 quilômetros”, destaca Dilvo. Outra contribuição de grande relevância que o evento traz é divulgar o nome da cidade e do Oeste, bem como as suas potencialidades e possibilidades, para o Brasil e para o mundo.
O evento
O 36º Show Rural Coopavel vai ser realizado de 5 a 9 de fevereiro, no centro tecnológico da cooperativa, no Km-577 da BR-277, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Serão 600 expositores, empresas que estão entre as maiores do planeta em suas respectivas áreas conectadas ao agronegócio.
A expectativa de público é superior a 300 mil pessoas e a estimativa de vendas é na casa dos R$ 5,5 bilhões. Uma boa notícia é que o acesso ao parque, neste ano, acontecerá de forma mais rápida e segura. Além do trevo Cataratas, que foi reestruturado e inaugurado em 2023, os dez quilômetros do perímetro urbano ao local do evento serão percorridos, na ida e na volta, em trecho de pista dupla.