Portal 24| Ilustração com IA |
Elon Musk anunciou na noite de segunda-feira (29) que um paciente humano recebeu o primeiro implante de chip cerebral desenvolvido pela Neuralink, sua empresa dedicada à interface cérebro-computador. O procedimento foi realizado no domingo (28).
A Neuralink recebeu autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em maio de 2023 para realizar estudos com implantes cerebrais em humanos. Musk revelou que o dispositivo, chamado de "Telepathy" (Telepatia), permite que os usuários controlem dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, por meio do pensamento.
Os primeiros beneficiários seriam aqueles que perderam o uso dos membros, visando melhorar a comunicação e interação. Musk destacou o potencial para pessoas como Stephen Hawking, que poderiam se comunicar mais rapidamente.
O paciente que recebeu o implante está se recuperando bem, segundo Musk. O objetivo inicial é avaliar a segurança do implante e do robô utilizado no procedimento cirúrgico. A Neuralink busca beneficiar pessoas com paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.
Fonte: G1