Mais de 8,5 mil famílias de baixa renda estão isentas de pagar o IPTU em Cascavel

 


O prefeito Leonaldo Paranhos assinou, nesta terça-feira (16), dois decretos que isentam 8.583 famílias do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Cascavel, exercício de 2024. Famílias que conseguiram o benefício nos últimos cinco anos estão isentas automaticamente e não precisarão se deslocar até a prefeitura.

 

A isenção é para famílias em situação de vulnerabilidade social e leva em consideração a inscrição no Cadastro Único, ter renda familiar de dois salários mínimos e possuir apenas um imóvel.

 

Além disso, outro decreto isenta, também de forma automática, famílias de 11 residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida. A isenção se estende à Taxa de Lixo e à Taxa de Desastres.

 

Estão isentas as famílias que moram nos residenciais Parque dos Ipês I, II e III, Loteamento Esmeralda, Loteamento Cidade Verde, Jardim Veneza, Residencial Pazinatto, Residencial Quebec, Residencial Jaborá, Loteamento Gralha Azul e Conjunto Residencial Riviera. Essas isenções têm validade de cinco anos.

 

Paranhos destacou que nos últimos sete anos o Município de Cascavel tem trabalhado para facilitar a vida das pessoas que vivem na cidade. Antigamente, todos os anos as famílias precisavam se deslocar até a prefeitura para validar a isenção. Hoje, a isenção tem validade por cinco anos e quem foi dispensado do pagamento de 2019 para cá não precisa se preocupar. “Não precisa vir aqui, nós acreditamos em você”, disse o prefeito em transmissão ao vivo pelas redes sociais do Município.

 

O secretário de Finanças, Gelson Uecker, diz que seria incoerente as famílias atendidas por programas assistenciais do Município serem obrigadas a pagarem o imposto.

 

“Como o atendimento já é feito, essa isenção auxilia nos procedimentos do próprio município e, logicamente, auxilia aquelas pessoas que mais precisam”, enfatiza o secretário.

Postagem Anterior Próxima Postagem