'Lesa Pátria': suspeitos de financiar atos golpistas de 8 de janeiro são alvos da PF em 11 estados e no DF

Ilustração por IA/ DALL-E/ Portal 24

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (8) a 23ª fase da operação Lesa Pátria, que investiga os responsáveis por financiar e incentivar os atos golpistas que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes tentaram invadir as sedes dos Três Poderes.


Foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) 47 mandados judiciais, sendo 46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva, em 11 estados e no Distrito Federal. Os nomes dos alvos não foram revelados pela PF, que também determinou o bloqueio e a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. O valor estimado do prejuízo causado ao patrimônio público é de cerca de R$ 40 milhões.


A operação Lesa Pátria tem como objetivo apurar os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A operação conta com o apoio do relatório da CPI dos Atos Golpistas no Congresso e das mais de 6,2 mil decisões do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos relativos aos atos no STF. Segundo o balanço do STF, 146 réus serão julgados até abril de 2024 em 10 sessões virtuais. Até o momento, 30 pessoas já foram condenadas pela participação nos atos antidemocráticos.

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem