Débitos de carros apreendidos e leiloados, entenda com quem fica a conta

O Portal 24 conversou com Simoni Soares, presidente da Transitar, autarquia responsável pelo trânsito em Cascavel, informou que iniciou os procedimentos para o 2° Leilão de Veículos recolhidos e/ou apreendidos durante suas ações de fiscalização. O edital de notificação foi publicado neste sábado (6), no Diário Oficial do Município.


;


Proprietários, agentes financeiros e outros com débitos pendentes têm até o dia 17 de janeiro para regularizar a situação no pátio de veículos da Transitar. Após esse prazo, os veículos não regularizados serão incluídos no leilão, que está previsto para ocorrer até dia 20 de fevereiro.

O leilão contará com cerca de 370 veículos, entre aqueles em condições de uso e sucatas, com uma estimativa de venda em torno de R$ 800 mil. 

Conforme legislação vigente,  o valor arrecadado com a venda dos veículos leiloados deverá observar um rol para repasse, prevalecendo a seguinte ordem de distribuição: I - custos do próprio leilão; II - despesas oriundas da remoção e guarda dos veículos; III - débitos de IPVA e licenciamento do veículo; IV - credores trabalhistas e titulares de crédito com garantia real; V - multas de trânsito de todos os órgãos do SNT - Sistema Nacional de Trânsito, sendo o primeiro o realizador do leilão; VI - débitos de DPVAT; VII - multas ambientais; demais créditos, segundo a ordem de preferência legal. Ou seja, não há uma receita direta para o Órgão de Trânsito com a venda dos veículos, mas sim a observância do que determina a resolução 623 de 2016 do CONTRAN, sendo que, em eventual saldo residual após observação do que determina a norma, esses valores serão devolvidos para o proprietário do bem.

O certame será realizado de forma online pela plataforma BBMNET Leilões, conduzido por um servidor designado como leiloeiro administrativo da Transitar. O edital completo com informações detalhadas será divulgado na página eletrônica da Autarquia: [Transitar](https://www.transitarcascavel.com.br/). O processo de avaliação dos veículos seguirá a tabela FIPE para determinar as condições de segurança e os que serão leiloados como sucata.



Postagem Anterior Próxima Postagem