Vigilância Sanitária de Cascavel capacita profissionais sobre manipulação de alimentos com segurança e higiene

 


O fim do ano chegando e começam as confraternizações. As idas aos restaurantes, bares, lanchonetes e entre outros aumentam na cidade. Os serviços de alimentação fazem parte da rotina da população e o trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos seguros e proteger a saúde dos consumidores. 

Pensando nisso, a Divisão de Vigilância Sanitária de Cascavel realizará capacitação com o tema "Boas práticas de manipulação em serviços de alimentação", no dia 13 de dezembro, das 13h30 às 17h30, no auditório da Prefeitura. 

O objetivo é orientar e esclarecer sobre os cuidados a profissionais que atuam na área e também interessados sobre o tema, uma vez que os conhecimentos poderão ser aplicados até mesmo no dia a dia da rotina em casa.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até as 18h do dia 12 de dezembro, pelo link: https://bit.ly/capacitação-serviços-de-alimentaçãoção-serviços-de-alimentação

A capacitação visa auxiliar os comerciantes e os manipuladores de alimentos a preparar, armazenar e a comercializar os alimentos de forma adequada, higiênica e segura. 

A finalidade é oferecer alimentos saudáveis aos consumidores, por meio do cumprimento das regras da RDC nº 216/2004, voltadas aos serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, comissarias, cozinhas industriais e cozinhas institucionais.

As inspeções em serviços de alimentação têm identificado algumas fragilidades na manipulação de alimentos que expõe a riscos a saúde da população, com o objetivo de minimizar os riscos relacionados à manipulação de alimentos, bem como, melhorar a qualidade dos serviços prestados. 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Higiene de manipuladores, instalações, equipamentos e móveis;
Armazenamento seguro de alimentos;
Higienização de alimentos: pré-higienização de embalagens antes do uso; limpeza e desinfecção de frutas, legumes e verduras;
Aquisição, armazenamento, preparo e distribuição de alimentos seguindo as boas práticas de fabricação (BPF);
Coleta de amostras de alimentos: importância do processo e descrição do método;
Transporte de alimentos;
Comercialização e distribuição dos alimentos.

Postagem Anterior Próxima Postagem