Volta às aulas: Servidores da educação encerram curso de aperfeiçoamento

Durante três dias, servidores municipais da educação de Cascavel participaram do seminário de formação continuada oferecido aos trabalhadores todos os anos, antes do início do período letivo.  O curso de capacitação aconteceu em nove locais diferentes. Hoje (4) no auditório da prefeitura, o componente curricular abordado pela professora  doutora Angela Massumi Katuta, da Universidade Federal do Paraná- Litoral, foi Geografia.

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) conta com cerca de  cinco mil servidores que atuam  em 62 escolas e 53 Cmeis, dois centros  especializados no atendimento aos alunos com cegueira ou baixa visão e surdez em contra turno escolar. Estes profissionais atendem aproximadamente 30 mil alunos, que retornarão às aulas amanhã (5).

A qualificação profissional, objetivando o aprimoramento permanente de ensino e a progressão na carreira, é assegurada por meio de cursos de formação continuada, garantidas em leis nacional e municipal como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional( LDB 9394/96, na Lei Municipal 6445/2014 ) que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras, Remuneração e Valorização dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Cascavel e na Lei 6496/2015 do Plano Municipal de Educação – PME. A formação continuada tem como objetivo também reforçar os pressupostos teóricos e metodológicos do curriculum da rede pública municipal de ensino onde serão trabalhados conteúdos propostos na nova proposta curricular do município de Cascavel.

“ Nós queremos capacitar nosso professores para  que os nossos alunos tenham os melhores conhecimentos sistematizados. Além deste seminário no início do ano, a Semed  oferece a formação continuada no meio ano e no decorrer do ano letivo com grupos menores, visando a capacitação dos profissionais”, explicou a coordenadora pedagógica, Elisiane da Silva.

Além do auditório da prefeitura , o seminário acontece também na  Unioeste, FAG, Unipar, Escolas Municipais  Robert kennedy, AdolivalPian, Ita Sampaio, Ademir Correa Barbosa, além do Ceavel , Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e no auditório da Semed. Os encontros terão início às 8h30 e seguem durante todo o dia.“

Adequação e planejamento

A professora Angela Massumi Katuta ressaltou a importância deste curso de qualificação que o município oferece aos servidores. “ A capacitação é fundamental. O Município de Cascavel, historicamente faz a formação de seus servidores, investe no ser humano e, no início do ano, esta capacitação é importante por conta da adequação de planejamentos e ações que os educadores podem realizar em sala de aula.”

A professora Sandra Pascoal, do Cmei Vicentina Guizzo, no Jardim Canadá, aprovou a realização do evento de capacitação que faz parte do plano de cargos e carreiras dos servidores. “Todo o conhecimento que nós adquirimos aqui, podemos aplicar  em sala de aula com nossos alunos e isso é muito importante”.

Para a estudante Emily Almeida, estagiária no Cmei Zilda Arns, no Bairro Santa Cruz, a capacitação oferecida pelo município é uma forma de os profissionais se atualizarem com as mudanças constantes que ocorrem na educação. “ A gente aprende com as palestras, que nos ensinam conhecimentos que pareciam tão distantes. E, o melhor é podermos aplicar estes conhecimentos na prática”.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.