Vacinação: Mais de 7 mil doses foram aplicadas no Dia D contra o sarampo

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, realizado neste sábado (15), teve resultados muito positivos em Cascavel, segundo a avaliação do Programa Municipal de Imunização. Conforme o primeiro balanço do PMI, foram aplicadas 7.003 doses de vacinas nas 43 unidades de saúde do Município, incluindo a zona rural. Além disso, as UBSs e USFs também realizaram 8.122 avaliações do cartão de vacina. Ou seja, apenas neste sábado, dia da ação, as unidades de saúde realizaram, juntas, 15.125 atendimentos. 

Para a coordenadora do PMI, Cristina Carnaval, o engajamento da população na campanha foi muito satisfatório. “A campanha foi um sucesso. Tivemos um resultado muito positivo. Durante todo o dia as unidades tiveram um movimento muito grande, um fluxo intenso, inclusive de pessoas buscando a avaliação do cartão de vacinação e tomando a vacina quando necessário. A gente fica muito satisfeito, porque a população atendeu ao nosso chamamento. Para um único dia de trabalho é um resultado muito satisfatório. Ficamos tranquilos e seguros que a população está protegida”, avalia. 

O atendimento nas unidades estava previsto até as 17h. No entanto, devido à grande procura da comunidade, algumas instituições tiveram que estender esse período até às 18h30 para realizar um atendimento adequado à população.

CAMPANHA CONTINUA
Vale destacar que o período de vacinação ainda não acabou. Todas as 43 unidades de saúde de Cascavel seguem aplicando a dose contra o sarampo até o dia 13 de março. O público-alvo da campanha é amplo: todas as pessoas com idade de 5 até 59 anos. Para população de 5 até 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação será seletiva. Já para a população na faixa etária de 20 a 29 anos, a vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as pessoas vão ter que comparecer para a imunização, mesmo que já tenham sido vacinadas. Em Cascavel, estima-se que 190 mil cidadãos tenham que ir às unidades de saúde para saber da sua situação vacinal.

Esta é a primeira etapa da vacinação contra o sarampo, que é uma doença grave e pode levar a óbito, portanto, a prevenção é a vacina. A imunização é muito importante, porque a doença voltou a causar preocupação com novos casos em todo o Brasil, inclusive no Paraná.

Ao procurar a unidade de saúde para imunização é preciso apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. No entanto, se o cidadão não possuir a carteirinha vacinal, as equipes estão preparadas para realizar uma nova na hora.

Via: Redação/Portal do Municipio de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.