Pioneiros serão homenageados na festa de dois anos da Feira do Teatro

A Feira do Teatro de Cascavel completa dois anos, hoje (27) e neste domingo (1º)  para comemorar  a data, uma programação especial foi pensada para ter início a partir das 8h no estacionamento do Teatro Municipal Sefrin Filho. Na agenda,  atrações artísticas, exposição de  carros antigos, brinquedos infláveis, food trucks e muito mais. Para os pioneiros, um presente especial: o “Memorial dos Pioneiros”, uma homenagem às famílias que contribuíram com o desenvolvimento de Cascavel. A obra foi contratada pelo Governo Municipal e  feita pelo escultor cascavelense, Dirceu Rosa.

A Secesp (Secretaria Municipal de Cultura e Esportes), por meio do Museu da Imagem e do Som - MIS, lançará também o documentário “ Memória Viva”, que traz  entrevistas de pioneiros  relatando a saga das famílias vindas de várias partes do País para colonizar Cascavel. O documentário foi produzido pela L’avant Filmes e as entrevistas por Sílvia Prado, historiadora e coordenadora do Museu da Imagem e do Som e Centro Cultural Gilberto Mayer.

Feira do Teatro

A Feira do Teatro se consolidou como ponto de encontro da população de Cascavel e até de visitantes de cidades vizinhas que visitam o local, hoje um dos pontos turísticos da cidade. O espaço é dedicado para exposição e comercialização de produtos artesanais, o que estimula a atividade cultural e econômica com geração de trabalho e renda.

Além de divulgar as atividades artísticas e artesanais,a feira oferecer oportunidade para novos negócios com a cultura como fonte de desenvolvimento econômico e turístico.O espaço também tem como objetivo promover o convívio intergeracional.

A feira começou com 33 barracas e quatro food-trucks e hoje são 58 barracas, uma tenda (caricatura),  cinco food-trucks,  uma kombi e uma bike. Atualmente existe uma fila de espera de pessoas interessadas em participar da Feira do Teatro .

Memorial dos Pioneiros

Durante quatro meses, o  escultor Dirceu Rosa trabalhou na confecção  da obra que homenageia os pioneiros. A obra foi feita com fibra de vidro, material resistente a ação do tempo e ferragens internas para dar sustentabilidade a cada elemento usado. “O máximo que necessitará é a cada sete anos  renovar  a pintura. Tenho certeza que daqui 50 anos o monumento estará em perfeitas condições ainda”, disse Dirceu Rosa. 

O monumento conta com a figura de um machado com seis metros de altura, com 120 mãos, simbolizando as mãos dos trabalhadores que empunharam a ferramenta para desbravar a cidade, uma cobra cascavel enrolada em seu cabo, a enxada, a foice, a chaleira e a tora de madeira que representa o primeiro ciclo econômico do município, que foi a indústria madeireira. Além disso, há figuras de colonos, famílias que aqui chegaram trazendo seus costumes, como o chimarrão. Cada uma das esculturas tem 2,5 metros e a obra pesa entorno de 500 quilos . O memorial dos Pioneiros será instalado na rua Duque de Caxias, esquina com a Rio de Janeiro, em frente ao Centro Cultural Gilberto Mayer.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.