Intercooperação: Nasceu no Show Rural Coopavel a parceria mais duradoura do mundo

A mais duradoura intercooperação do mundo nasceu há 23 anos no Show Rural. Produtores de Alagoas, em visita à região, pararam por acaso no evento e ali nasceu uma parceria que ajudaria a mudar a realidade de agricultores do semiárido brasileiro. Carpil e Coopavel começaram então a trocar informações e conhecimentos e o projeto que inspira outras parcerias pelo Pais, diz o presidente da cooperativa com base em Palmeira dos Índios, Luciano Monteiro.

De uns poucos produtores, nesta edição de 2020 do SRC 103 pessoas integram a comitiva da Carpil, formada por pessoas de seis estados (Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Ceará). “As informações e o suporte que recebemos contribuiu para saltos em produtividade em inúmeras culturas”, segundo Luciano. Para conseguir recursos à viagem de mais de seis mil quilômetros (ida e volta), a Carpil conta com a colaboração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A comitiva deste ano conta com a participação da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo por meio do coordenador Geral do Fundo de Terras Hebert Rodrigues Pereira. A intercooperação, conforme ele, tem o poder de ensinar e de promover a prosperidade. “Tudo o que o produtor rural puder aprender para produzir mais e melhor deve ser apoiado”. O conhecimento muda realidades e impulsiona resultados, segundo Hebert, que desenvolve ações pelo fortalecimento da agricultura familiar e a valorização da mulher em seu cotidiano no campo.

O secretário destaca particularidades na intercooperação entre Coopavel e Carpil. Elas são de portes diferentes, estão em regiões distintas e em territórios geográficos, sociais e culturais opostos. “Mesmo assim, a parceria é sucesso e rende prêmios nacionais”, afirma Luciano. O projeto inspira inclusive o Ministério da Agricultura e Pecuária a criar uma ação nacional para estimular a troca de conhecimentos entre cooperativas, de olho em avanços sociais e econômicos a regiões pobres do Brasil.

Via: Redação/Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação 

Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.