Encerramento do Projeto Rondon é marcado por emoção

Na última sexta-feira (31) a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi sede da cerimônia de encerramento do Projeto Rondon. Muito eufóricos e com sentimento de gratidão os 250 rondonistas comemoram as duas semanas de atividades realizadas em 12 municípios do Oeste do Paraná que sediaram a Operação Yaguaru. A Unioeste foi o Centro Regional dessa operação e teve três equipes selecionadas que foram para os municípios de Braganey, Tupãssi e Jesuítas.

Na ocasião, o vice-almirante Luiz Otávio Barros Coutinho, coordenador geral do Projeto Rondon, destacou a importância multidisciplinar nesse projeto. “É plantar sementes em cada cidade, contribuir com o desenvolvimento e notar o que realmente dá diferença. Para os rondonistas, é ter visão da sua profissão e de outras também, e para as cidades, por vezes, uma nova esperança”, conclui o vice-almirante.

O diretor de educação da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), é também o prefeito de Anahy, Carlos Antônio Reis disse que os “doze municípios tiveram o privilégio de receber esse projeto, e se resume em uma palavra: fantástico! Algo que aproximou as pessoas, foi bom para todos os participantes, um sucesso. Bom para os municípios, tiveram a oportunidade de receber um pouquinho a experiência do saber produzido na academia aplicado no nosso dia-a-dia. A interação, participação na comunidade. Bom para os acadêmicos, porque eles conseguem ver uma realidade diferente da que vivenciam, e que há uma certa distância entre teoria e prática, a teoria de fato é necessária, mas a prática requer o bom-senso, a paciência, o respeito e conviver com as diferenças, e acho que esse é o maior legado. Anahy foi uma das cidades que recebeu o projeto e ontem uma criança me disse: “Prefeito, quero ser rondonista”, e ser exemplo para uma criança é incrível”, conta Carlos.

Em sua primeira participação no Projeto Rondon, a Pró-reitora de Extensão da Unioeste, Fabiana Regina Veloso, que acompanhou a equipe de Jesuítas disse que a convivência com a comunidade foi muito intensa e pessoas de todas as faixas etárias participaram das oficinas. “Superou as expectativas. Só vivendo a experiência que nós conseguimos perceber a magnitude desse projeto. É uma sensação de acolhimento muito grande, as pessoas fazem questão de vir nos agradecer. Pretendemos alimentar projetos como esse para que consigamos participar de todas as edições possíveis”.

O professor Nilceu Jacob Deitos foi coordenador de uma das equipes da Unioeste e ressaltou que o Projeto Rondon é uma atividade de extensão muito expressiva onde os alunos saem da zona de conforto, e claro, a grande receptividade da comunidade. “É uma ótima oportunidade para eles se colocarem como profissionais, por exemplo, a aluna do Direito age como uma doutora, acho que dar essa abertura, possibilidade de saírem da zona de conforto, mas eles agem com muita propriedade, estão preparados para o mercado de trabalho, a nossa universidade prepara bem aqueles que lá estudam”.

O coordenador da equipe de Braganey, professor do curso de Administração, Wanderson Gresele, afirma que a importância do Projeto Rondon é a extensão caminhar junto com o processo de ensino do acadêmico. “As atividades foram organizadas de acordo com a própria necessidade da comunidade local. A importância é colocar o acadêmico em atividade junto com a comunidade, entender as demandas dela, e não ficar isolado apenas na Universidade”.

Ainda na ocasião de encerramento os professores coordenadores dos municípios atendidos na Operação Yaguaru e militares foram homenageados pela participação expressiva no projeto.

O Projeto Rondon é promovido pelo Ministério da Defesa, realizado em parceria com os Governos Estadual e Municipal, com as Instituições de Ensino Superior, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e o 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada.

Via: Unioeste - Foto: Patricia Bosso e Victor Hugo Junior

Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.