Dia D da vacinação contra sarampo tem imunização em todas as 43 unidades de saúde

Neste sábado (15) é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Em Cascavel, todas as 43 unidades de saúde, incluído as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e as USFs (Unidades de Saúde da Família), das zonas rural e urbana, estão de portas abertas até as 17h, sem intervalo para o almoço, para atender a população.

As salas de vacinas do Município estão bastante movimentadas, afinal, o público-alvo da campanha é amplo: todas as pessoas com idade de 5 até 59 anos. Para população de 5 até 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação será seletiva. Já para a população na faixa etária de 20 a 29 anos, a vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as pessoas vão ter que comparecer para a imunização, mesmo que já tenham sido vacinadas. Em Cascavel, estima-se que 190 mil cidadãos tenham que ir às unidades de saúde para saber da sua situação vacinal.

A vacinação do sarampo é muito importante, porque a doença voltou a causar preocupação com novos casos em todo o Brasil, inclusive no Paraná. E foi justamente isso o que levou a vendedora Maria do Carmo Ferreira e a filha Jéssica para a sala de vacina. “De repente voltou a se falar de casos de sarampo, então, não acabou, não é? Temos que nos proteger, ainda mais que a vacina é gratuita: não custa nada se proteger”, comenta.

A dona de casa Débora de Souza da Silva fez questão de ser uma das primeiras a ser imunizada contra o sarampo. “Para quê ficar correndo risco à toa? Se tem vacina é porque é realmente importante se vacinar”, pontua.

O incômodo da vacinação foi tirado de letra pela dona de casa Fernanda Emygdio. “A verdade é que chega até dar uma sensação de conforto quando você sabe que está protegida contra uma doença. Não tem motivo para não se proteger”, avalia.

Vale destacar que esta é a primeira etapa da vacinação contra o sarampo. A próxima será em agosto. E para quem acha que a dose não é importante, a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cristina Carnaval, tem um recado. “O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa e pode sim levar a óbito. Não queremos que isso aconteça com nossa população. Queremos uma população saudável. A única forma de proteção e a prevenção dessa doença através dessa vacinação”, frisa.

Ao procurar a unidade de saúde para imunização é preciso apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. No entanto, se o cidadão não possuir a carteirinha vacinal, as equipes estão preparadas para realizar uma nova na hora.

Embora este sábado seja o Dia D da Campanha, a vacinação segue sendo realizado em todas as unidades de saúde do Município até o dia 13 de março.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.