Steel Frame conquista Região Oeste do Paraná

Em vez de usar cimento e tijolo, Engenheiros Civis estão optando por perfis de aço galvanizado sob medida, para contruir casas e outras estruturas. Parece estranho, mas esse sistema construtivo industrializado é uma das mais modernas tecnologias e proporciona diversos benefícios, como redução do peso porque os perfis de aço galvanizado são leves e não geram grandes esforços de carga na estrutura. Outro diferencial é que a edificação é sustentável, uma vez que esse sistema facilita a limpeza do canteiro de obras, sem  necessidade do uso de água, a chamada ‘construção seca’.

O Steel Frame também tem grande precisão nos cálculos quantitativos, porque é feito sob medida, praticamente não gera resíduos e permite mais agilidade na construção. Como seus componentes são pré-fabricados, algumas casas podem ser finalizadas em em até um terço do tempo de uma obra convencional. Sua estrutura é composta basicamente por fechamento externo, isolantes termoacústicos e fechamento interno, que pode ser por placas cimentícias, de madeira, drywall e outros. Os perfis de aço galvanizado são encontrados em empresas no Paraná, em cidades como Ponta Grossa e Curitiba, e nos estados de São Paulo e Santa Catarina.

Além de ótima resistência a incêndio, conforto térmico e excelente isolamento acústico, nesse método construtivo o cliente encontra várias opções de acabamento e o custo da obra se torna menor em comparação ao sistema convencional.

Com relação à segurança do trabalho no canteiro de obras, o Coordenador do Comitê de Estudos Temáticos do Crea-PR, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Douglas Diener, explica que os itens de segurança necessários para as construções Steel Frame são os mesmos que os utilizados numa obra de alvenaria e os equipamentos de proteção individual (EPI) são basicamente os mesmos. “Como os trabalhadores manuseiam na obra as estruturas, geralmente pré-fabricadas, é recomendada atenção especial na questão ergonômica (levantamento e manuseio de peso), a fim de não sofrerem nenhuma lesão física”, explica. Diener lembra ainda que, de um modo geral, a questão Segurança do Trabalho deve ser seguida à risca, nas particularidades de cada obra.

No Brasil o Steel Frame está em ampla expanção. Segundo informações do Crea-PR, no Estado foram 1.016 edificações nos últimos cinco anos. De acordo com a Regional Cascavel, neste mesmo período, 48 obras Steel Frame foram executadas na região Oeste do Paraná, sempre com a participação de profissional habilitado pelo Crea-PR na elaboração dos projetos e na execução.

Em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado, o Engenheiro Civil Marcondes Luiz da Silva se destaca no desenvolvimento do Steel Frame. Ele executou dez obras neste sistema e atualmente trabalha em mais uma. O Engenheiro Civil atua desde 2015 e se especializou nesse método de construção participando de diversos cursos em São Paulo onde ouviu de um palestrante que "temos que deixar de construir com tecnologia egípcia: de empilhar blocos". Nesse momento Marcondes compreendeu que o sistema construtivo Steel Frame vem ao encontro da atual demanda do mercado. Ele então montou uma equipe para executar  projetos na região. “Depois de começar a trabalhar com o Steel Frame é muito estranho voltar a olhar para obras de alvenaria. Meus clientes ficam 100% satisfeitos”, garante.

O Steel Frame é um dos métodos mais modernos de contrução atualmente no Brasil. E o Crea-PR apoia a inovação e o uso dessas novas tecnologias como afirma a  Coordenadora da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PR, Célia Neto Pereira da Rosa.  “Os Engenheiros estão sempre em busca de inovação e novas tecnologias que proporcionem mais eficiência, qualidade e menos custos em suas obras, promovendo mais conforto a seus clientes”, conclui.

 Via: Redação/Assessoria Crea PR - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.