Prefeito encaminha projeto que torna lei o "FeliCidade do Idoso" e anuncia o Parque Tarquínio como a "Cidade do Idoso"

O Parque Tarquínio - localizado na região sul da cidade, no Bairro Parque São Paulo - abrigará a "Cidade do Idoso" de Cascavel, um espaço especialmente adaptado com atividades diárias para que as pessoas a partir de 60 anos de idade possam conviver, se exercitar, desenvolver habilidades e interagir com qualidade de vida.

O anúncio foi feito pelo prefeito Leonaldo Paranhos nesta manhã (11), durante cerimônia da Secretaria de Assistência Social realizada no Auditório da Prefeitura, em que o prefeito também assinou o anteprojeto de lei que será enviado ao Legislativo para tornar lei no Município o "FeliCidade do Idoso", programa que vem sendo realizado desde 2017 com ações pautadas no Estatuto do Idoso, com objetivo de ofertar atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, considerando a demanda e interesse da população idosa em nossa cidade.

"São ações distintas, mas todas voltadas à nossa meta de priorizar o ser humano, a pessoa, a qualidade de vida, pois queremos uma cidade, de fato, humanizada e não apenas o título de inteligente, conectada e inovadora. Também buscamos ser referência na política de atendimento ao idoso", explicou o prefeito, justificando que o parque tem todas as condições necessárias para abrigar o projeto da Cidade do Idoso.

A ideia é iniciar as atividades no fim deste ano. Para isso estão sendo licitadas uma tenda de 300 m² para realizar atividades de lazer, cursos e demais ações internas; haverá transporte especial para os idosos, com logística de várias pontos da cidade até o parque, onde haverá atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com aulas de natação de hidroginástica, caminhadas orientadas, o baile animado que eles não abrem mão, cursos, atendimento de saúde, entre outras ações multisetoriais. Estima-se uma demanda de 300 idosos ao dia no local.

Direitos da Mulher e contra a violência

Priorizando o ser humano, hoje também foi dia de sancionar a Lei Municipal nº 7.028, de 30 de agosto de 2019, a qual dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. "Uma lei que atende aos anseios de diversos segmentos da sociedade, OAB, promotoria pública, que vem para fortalecer os programas e ações voltados à proteção à mulher", lembrou Paranhos.

O Fundo viabiliza o trabalho do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e de ações voltadas à conscientização e combate à violência, financiando programas, capacitações e objetivos voltados para a proteção e defesa dos direitos das mulheres, bem como o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, de qualquer espécie, além de possibilitar que pessoas físicas e jurídicas possam realizar doações para a implementação dessas ações.

O presidente da OAB, Jurandir Parzianello, agradeceu o empenho do prefeito e do Legislativo na aprovação da Lei, lembrando que a Comissão da Mulher Advogada da OAB também teve participação neste processo de conquista de implantação do Fundo. Um pedido formal foi feito ao Executivo durante as homenagens alusivas ao Dia da Mulher, este ano, no auditório, "e agora vemos esta conquista de todos nós sendo concretizada, o que trará avanços para todo o Município".

A promotora de Justiça, Andreia Frias, disse que este é um tema que merece atenção de todos os segmentos da sociedade. Ela também agradeceu o empenho do Poder Público em tornar real a lei que traz mais fortalecimento ao trabalho de proteção à mulher e ao  enfrentamento à violência, problema que não é apenas de segurança pública, mas de fatores diversos, que precisam de atenção de profissionais de diferentes áreas para ser combatido de forma efetiva.

Homenagem aos conselheiros

Durante o evento serão também homenageados conselheiros dos conselhos municipais da Assistência Social, da Criança, da Mulher e do Idoso que finalizaram o mandato 2017-2019 e foram empossados, de forma simbólica, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Via: Redação/Portal do Municipio de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.