Paraná e Minas Gerais conquistam vaga em Blumenau 2019 no futsal feminino dos Jogos Escolares

O Colégio Estadual João Paulo II, de Arapoti (PR), e a Escola Estadual Professor Nelson de Sena, de Governador Valadares (MG), venceram os jogos semifinais no futsal feminino mirim – 12 a 14 anos –, da etapa Regional Amarela, na manhã desta quinta-feira, dia 5, em Cascavel, e garantiram vaga para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, de 16 a 30 de novembro, em Blumenau (SC). Paranaenses e mineiras se enfrentam na final do torneio nesta sexta, às 10h45, no ginásio Alice Martelli, com entrada franca.

A equipe de Arapoti venceu a Escola Municipal Professora Anna dos Reis, de Taubaté (SP), na primeira semifinal, após emocionante disputa nos pênaltis. A partida terminou empatada em 1 a 1 com gols das duas camisas 10. Atleta mais nova da equipe paulista, com 11 anos – faz aniversário no dia 31 de outubro –, a habilidosa Melyssa Tulha abriu o placar, mas Maria Luisa Martinelli empatou para a equipe paranaense.

Nos pênaltis, a goleira Kassiane Vitória defendeu dois e saiu como heroína da partida. “A emoção está a mil. Eu estava muito nervosa na hora das cobranças, mas treinei muito para estar aqui e apesar de não ser muito boa em defender pênaltis consegui fazer a minha parte”, disse a jovem de 13 anos.

O técnico e professor de educação física Fabiano Ferreira, de 35 anos, não escondia a emoção após a classificação. Ele lembrou que a equipe treina na quadra da escola, uma quadra diminuta, que não tem luz nem tinta para demarcar as linhas.

“Foram nove anos na luta treinando gerações, para estar aqui e viver esse momento. Arapoti teve uma época de glória no futsal com o professor Nelson Martini e nos últimos anos não conseguimos a vaga na seletiva estadual. Chegamos duas vezes à final, em 2015 e 2016 e perdemos nos pênaltis, no ano passado caímos na semifinal. Treinamos numa quadra pequena da escola mesmo. Não tem luz, não tem tinta, mas vamos representar o Paraná na competição nacional. É muito orgulho. Nosso time ainda não mostrou todo o seu potencial, mas já estamos entre as 12 melhores equipes do país”, destacou.

Na segunda semifinal a Escola Estadual Professor Nelson de Sena, de Governador Valadares (MG), volta a representar o estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A equipe derrotou a Escola Municipal Ulisses Álvares, de Vila Velha (ES), por 3 a 0, com gols de Kamila Belizario, Ana Candido e Raíssa Dutra. Autora de seis gols na fase classificatória, Kamila é uma das duas remanescentes da equipe, além de Raíssa, que disputou a etapa nacional de 2018, em Natal (RN).

“No ano passado a gente representou o estado pela primeira vez e simplesmente não conseguimos jogar na partida de estreia. Depois vencemos o Rio de Janeiro, que se sagraria campeã da competição, mas fomos eliminadas no saldo de gols”, lembrou a jovem de 14 anos, que atua como fixo.

A professora Ianni Souza, de 32 anos, comanda o projeto social “Meninas com brilho nos olhos” na cidade mineira e destaca o coletivo da equipe como ponto forte. “A gente marcou firme, sob pressão, não demos espaços às adversárias em todo o campeonato – até aqui as mineiras venceram ainda São Paulo por 6 a 0 e o Rio Grande do Sul por 4 a 1. O time conta ainda com a Kamila, uma menina que joga muito bem taticamente além de ter uma batida muito forte na bola. Agora vamos em busca dessa medalha de ouro”.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo Municipal de Cascavel e do Governo Estadual do Paraná.

Via: Redação/Assessoria COB - Foto: William Lucas/COB

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.