Oficina de montagem de marionetes será ministrada em comunidade rural de Cascavel durante o Festin

Além de proporcionar espetáculos gratuitos em diferentes espaços urbanos, o Festin 2019, Festival de Teatro Infantil de Cascavel, também chegará ao campo. E de uma maneira muito divertida e didática! Uma oficina de montagem de marionetes de madeira será ministrada na comunidade San Martin, que fica na área rural de Cascavel, pelo ator, diretor, produtor e bonequeiro Guto Scheremetta, de Curitiba.

“Será uma experiência divertida de como montar e manipular uma marionete de madeira, articulada, com conexões em barbante, fita crepe e cola branca. Foi pensada para toda a família participar, pois é de fácil acesso às crianças. O participante terá a oportunidade de vivenciar a arte teatral através do boneco, conhecendo melhor seu corpo, a sua voz, de brincar com a coordenação motora, aumentar a velocidade de raciocínio, de interagir livremente, criando, de forma empírica, as próprias ideias, as suas expressões, dentro do divertido universo das formas animadas”, explica Guto.

A ideia é aproximar a comunidade rural da arte e da cultura. O local escolhido para isso é uma área onde moram 31 famílias que possuem uma aproximação com a Syngenta, empresa de desenvolvimento de tecnologias para o mercado agrícola que é patrocinadora do Festin 2019. “A comunidade San Martin fica muito próxima à área onde estamos construindo o nosso novo site de pesquisa para a região Sul. Todos utilizam a mesma estrada para deslocamento.

Valorizamos muito tal aproximação, até mesmo para que a comunidade possa conhecer um pouco mais sobre a empresa e sobre o que vislumbramos em termos de oportunidades de melhoria (estrada, geração de empregos, projetos de parceria...). A comunidade San Martin possui aproximadamente 20 crianças distribuídas entre as famílias, portanto gostaríamos de levar essa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a realidade dos teatros, executar uma oficina para que possam sentir na prática a realidade da arte”, conta Fabiana Trebilcock de Freitas, assessora de imprensa da Syngenta.

A oficina vai acontecer no dia 14 de setembro, das 13h30 às 17h30 e depois da montagem, o participante também vai poder, em conjunto, criar uma história e apresentá-la. “Um aspecto importante dentro da oficina está na esfera da sustentabilidade. Realizamos uma obra de arte em bonecos apenas com materiais orgânicos, reduzindo impactos ambientais no futuro”, acrescenta Guto. “Entendemos que o propósito do Festin se alinha ao que buscamos incentivar e valorizar junto à comunidade local, com ênfase para o reconhecimento ao trabalho teatral produzido no Paraná e em todo o território nacional. A Syngenta acredita no potencial do Festin de despertar o interesse pela arte, teatro e cultura em um estado tão importante para a agricultura nacional e, portanto, para a Syngenta, como o Paraná”.

Sobre o Festin
O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 20 apresentações gratuitas durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro.

A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bailey. Para saber mais sobre o Festin 2019, acesse: www.festincascavel.com.br e acompanhe as novidades pelas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel.

Via: Redação/Assessoria Festin - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.