Feira das Profissões reúne mais de 4 mil estudantes

Neste segunda-feira (09), está sendo realizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, a I Feira das Profissões. O evento teve início às 8 horas, e finaliza às 17 horas. A intenção é apresentar a Universidade e o ambiente acadêmico para os alunos de Ensino Médio que ainda ingressarão no Ensino Superior. A Feira durante todo dia deve reunir mais de 4 mil estudantes de cerca de 45 escolas, de sete municípios da região Oeste do Paraná.

No evento está sendo realizada apresentação dos cursos, dos ambientes da Universidade, como biblioteca, laboratórios, clínicas, ginásio, salas de aula, e outros. Os aproximados 4 mil alunos que visitam à Feira podem experienciar por um dia a vida universitária.

Assim, que os alunos forem chegando a Unioeste, são encaminhados ao Anfiteatro, onde receberam as principais orientações, além da apresentação geral da Unioeste. Na ocasião da abertura do evento, a pró-reitora de Graduação, Elenita Manchope, explicou o funcionamento da graduação dentro da Universidade, e tudo o que está incluso nesse período. “Nessa fase de Vestibular, é importante que os alunos conheçam as opções e possam decidir o que realmente farão de seu futuro”.

Um dos organizadores da Feira é o acadêmico Yuri Steffan Borges Golfetto, membro do Diretório Central dos Estudantes de Cascavel (DCE), explicou ainda como é estar incluso na Universidade. Além disso, Yuri também falou da organização do Tour pela Unioeste que proporcionou aos alunos conhecerem o Campus e as instalações da Unioeste. “A Feira de Profissões da Unioeste é uma oportunidade da comunidade conhecer melhor a universidade, seus cursos, projetos e funcionamento. Expomos da maneira mais ampla possível o que a Unioeste oferece a comunidade e aos estudantes”, conclui.

Alexandre Webber, diretor do campus de Cascavel, também enalteceu o empenho dos acadêmicos do DCE na realização da Feira. “Muito bom ver a organização de todos os centros acadêmicos e colegiados, mostrando nossa Universidade para a comunidade. A Feira é importante para os alunos que estão na dúvida de escolher um curso de Ensino Superior. Assim, podemos mostrar nossa Universidade, que é pública, gratuita e de qualidade, então eles vendo, tendo essas informações e abrindo essa porta, diminuímos a distância entre nós e os futuros alunos que queremos ter aqui a cada ano”.

Para a maioria do estudantes visitantes, tudo é muito novo, e a cada um tem algo que mais atrai. Ricardo Refati, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Orlando Luiz Zampronio, de Santa Lúcia, por exemplo, disse que quer fazer Agronomia, e que por isso, os laboratórios da área foi o que mais o cativou.

Já a aluna do Centro de Excelência em Educação (CEEDUC) de Palotina, Nathália Sandra Cherobini, conta que o curso pretendido é Medicina, mas que uma das coisas que mais chamou sua atenção na Unioeste, foi a variedade dos cursos de línguas. “Eu nunca tinha entrado numa Universidade assim e realmente conhecido tudo dentro dela, é muito bom poder ver se é o que a gente realmente quer”.

A coordenadora do NEaDUNI, professora Beatriz Dal Molin, está na equipe de apresentação ao Ensino a Distância, ferramenta disponibilizada pela Unioeste que muitos dos alunos também não conhecem. Além da importância para os alunos que não tem recursos para realizar um curso presencial, a professora Beatriz ressaltou a importância dos alunos conhecerem os recursos que a Unioeste tem. “Vejo que os alunos estão surpresos com tantas coisas que têm pra conhecer, é fundamental que saibam onde pretendem estudar”.

A Feira é organizada por toda equipe de acadêmicos e professores da Universidade. Cada curso indicou cinco representantes de cada área para orientar os estudantes das escolas da cidade que estavam presentes. A organização geral é feita pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Direção-Geral do Vestibular, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e do Diretório Central dos Estudantes de Cascavel (DCE).

Via: Redação/Unioeste/Amanda Alves - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.