Cascavel tem três viaturas renovadas em entrega de 31 ambulâncias ao Consamu

O Município de Cascavel teve três viaturas do Samu renovadas durante a entrega oficial de 31 novas ambulâncias ao Consamu nesta quinta-feira (5), em ato realizado na Amop. O prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, participaram da solenidade que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, entre outras autoridades.

Cascavel, segundo o Thiago Stefanello, realizou este ano mais de 150 mil consultas nas UPAs, com índice de mortalidade de 0,07%, o menor da história "graças à ajuda também desses profissionais do Samu, que não é apenas transporte, mas também regulação e, sem isso, os secretários de Saúde não conseguiriam atuar. Em Cascavel registramos aumento no número de acidentes, contudo, graças a este suporte, tivemos 33% menos óbitos", então é um serviço indispensável".

O Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) opera na região Oeste do Paraná e possui a finalidade de executar ações e serviços na área de regulação das urgências, transporte de pacientes graves e atendimentos pré-hospitalares ligados à Política Nacional de Atenção às Urgências do SUS, entre outras ações atinentes à saúde, na forma pactuada com os gestores do SUS, dispondo de recursos provenientes da União, Estado e Entes consorciados. O secretário Beto Preto disse que é um consórcio referência no Paraná e garantiu que o  Estado vai olhar de forma diferenciada, ampliando a participação a partir de 2020, uma vez que atualmente, de cada quatro reais investidos, três são dos municípios. "É uma política tripartite, mas os municípios estão pagando cada mais as especialidades. Vamos dobrar em 2020".

Com base em Cascavel, onde está o Complexo Regulador Macrorregional Oeste, o Consamu abrange os 43 municípios que integram a 10ª e 20ª Regionais de Saúde da região Oeste do Paraná, totalizando uma população de aproximadamente 945 mil habitantes. 

Com a ampliação da frota, no valor de R$ 6.201.726,00, o Consamu passa a ter 38 unidades móveis de urgência, sendo 27 unidades móveis de suporte básico, oito unidades móveis de suporte avançado, duas motolâncias, um veículo de intervenção rápida (VIR) e uma unidade de serviço aeromédico (helicóptero).


Via: Redação/Portal do Municipio de Cascavel - Foto: Divulgação/Secom

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.