Território Verde: equipe técnica aponta potencialidades para implantação de um complexo turístico ambiental no Lago Municipal

"Temos aqui um cenário maravilhoso, com espelho de água exuberante e potencial enorme de integração de espaços próximos, que precisam apenas de conexão para criar um parque único, com atrações que estimulem a permanência das pessoas no local", resumiu nesta tarde (9) a arquiteta Débora Ciociola, do Escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, que veio a Cascavel junto com um paisagista e mais um arquiteto para uma análise preliminar do Lago Municipal e entorno, visando contribuir com a equipe técnica da Prefeitura de Cascavel para o início dos estudos de viabilidade do Projeto do Território Verde. O feedback das visitas realizadas hoje e do primeiro contato com a equipe foi apresentado nesta tarde pelo grupo ao prefeito Leonaldo Paranhos.

Os especialistas vieram a convite do prefeito e por meio do Comtur, com recursos do Fundo Municipal do Turismo, visando contribuir com uma equipe multidisciplinar formada por membros da Fundetec, das Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, e do Instituto de Planejamento de Cascavel para a elaboração da proposta. Hoje eles visitaram o lago, o entorno, todos os acessos, o zoológico, o kartódromo para que possa ser feito um escopo integrando todos os componentes turísticos. "A ideia é que possamos ter, neste ambiente, um grande complexo turístico ambiental, o qual estamos denominando de Território Verde", explicou o prefeito.

Débora disse que embora ainda seja necessário fazer o escopo, já é possível adiantar que, com poucas intervenções, será possível uma releitura do local, de forma que os moradores de Cascavel criem um sentimento de pertencimento e de permanência no local, assim como os visitantes passem a contar com um espaço inovador para gostar e divulgar.

"O zoo precisa 'conversar' mais com o espaço do parque e do kartódromo, assim como os acessos; precisamos costurar o projeto como um todo e proporcionar uma integração ambiental também com os fundos de vale; criar uma identidade, investir no mobiliário, na diagramação visual e dar maior visibilidade, isso com poucos investimentos", detalha.

O  Território Verde é um projeto que faz parte do conceito de cidade inteligente, sustentável e humana que Cascavel está construindo, e um complexo ambiental como o que se desenha, beneficia tanto quem aqui reside - consolidando um endereço para lazer, atividade física, recreação, contato com a natureza, qualidade de vida e saúde mental - como para quem por aqui passa. "Nossa meta é também investir em um ambiente ecológico e de preservação permanente, uma vez que somos uma cidade jovem e promissora, que tem potencial para o desenvolvimento, então não podemos neglicenciar uma área tão nobre como o Parque Ecológico que é a maior reseva ecológica urbana do sul do Brasil, com cerca de 1.170m², sendo desses 600 mim m² de mata nativa", destacou o presidente da Fundetec, Alcione Tadeu Gomes.

Via: Redação/Portal do Municipio de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.