Comissão divulga: ligação nos orelhões para fixo local e DDD é grátis

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal começa a divulgar para a comunidade que os cidadãos podem usar os orelhões instalados na cidade e na zona rural para fazer ligações gratuitas para telefones fixos, tanto locais quanto DDD. “Na cidade e no interior, muitas pessoas não usam os orelhões porque não sabem dessa possibilidade”, afirmou o vereador Celso Dal Molin (PL), presidente da comissão.

O parlamentar recebeu, nesta segunda-feira (12) às 10h30, na Sala das Lideranças, a executiva de relações institucionais da operadora Oi, Kátia Garbin, para dar explicações sobre a qualidade do serviço de orelhões em Cascavel. Ela afirmou que a Oi possui 267 orelhões instalados, um pouco acima da exigência mínima da Anatel para a cidade, que é de 262 aparelhos.

A assessoria do vereador disse à executiva que só conseguiu encontrar 193 orelhões, sendo que 103 funcionando e 90 precisando de manutenção. Kátia Garbin pediu que a Comissão encaminhe ofício com a relação dos orelhões com problemas e também qualquer questionamento dos usuários para que a Oi tome providências imediatas. Ela garantiu também que atenderá em até sete dias todos os pedidos para instalação de orelhões em locais de grande acesso público, como escolas, unidades de saúde, segurança e defesa do consumidor, órgãos da Prefeitura, Legislativo e Judiciário, praças e pontos com grande circulação.

Todas as instituições interessadas em pedir manutenção para orelhões já existentes ou solicitar a instalação de um, podem então encaminhar seu pedido à Comissão de Defesa do Consumidor, que os levará até a Oi. A executiva Kátia Garbin pediu que as solicitações de conserto venham com o número do orelhão, e não o endereço. Para descobrir o número, basta olhar na plaqueta existente no aparelho ou tirar o fone do gancho e teclar o símbolo #, que o número aparecerá no visor.

A Comissão de Defesa do Consumidor, que além de Dal Molin também conta com os vereadores Parra (MDB) e Pedro Sampaio (PSDB), vai pedir já a instalação de orelhões nos quatro terminais novos de ônibus, na Câmara Municipal e no Procon. Também participou da reunião com a executiva da Oi o coordenador do Procon de Cascavel, Otto Reis.

Ligações grátis

Quanto à gratuidade nas ligações para telefones fixos, ela esclareceu que se trata de uma obrigação determinada pela Anatel nas localidades em que não se encontram pontos de venda dos cartões telefônicos. De fato, a assessoria de Celso Dal Molin confirmou que procurou e não encontrou um só ponto de venda em Cascavel.

A Comissão também questionou a Oi sobre a necessidade de instalação de antenas nos distritos de São João e Rio do Salto, para ampliar o sinal de telefonia celular 4G. Kátia Garbin respondeu que a Resolução da Anatel exige que 100% das localidades estejam cobertas pelo sinal 4G até 2023, sendo que neste ano de 2019 a exigência é de chegar já a 10% e depois a 20% no ano que vem. Mas se comprometeu a enviar à Comissão uma previsão de instalação para o caso dos dois distritos em Cascavel.

Serviço - O telefone de contato da Comissão de Defesa do Consumidor é: (45) 99116-1648.

Via: Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Marcelino Duarte/Assessoria de Imprensa/CMC

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.