CMC: Comunidade delibera prioridades para reforma da Avenida Carlos Gomes

Nesta quarta-feira (07), moradores, comerciantes, representantes comunitários e de associações lotaram o plenário da Câmara para uma audiência pública que debateu o tema: “Revitalização da Avenida Carlos Gomes”. A audiência foi promovida pelos vereadores Mauro Seibert e Romulo Quintino, que lembraram ser esta a primeira vez, em mais de 50 anos, que uma audiência pública é realizada para debater especificamente esta questão.

Como deliberação da audiência, a comunidade votou pela imediata instalação de super-postes na avenida, contornos na região da Rua Três Amigos, maior sinalização na rotatória da Unioeste e faixa elevada para pedestres também no mesmo local. A longo prazo a audiência deliberou por um projeto de reforma com remoção do canteiro central, ciclovia ligando a Unioeste até a Avenida Brasil, substituição do piso asfáltico, manutenção dos estacionamentos, instalação de mais retornos – sejam eles da forma como estão ou de forma a possibilitar looping de quadra –, ampliação do viaduto para desafogar o trânsito na intersecção com a rodovia, instalação de lixeiras em todos os pontos, projeto executivo com atenção ao impacto de vizinhança durante as obras, alternativa de saída do Trevo Carelli com o bairro XIV de Novembro, execução subterrânea da rede elétrica, sinalização eficiente e não comprometimento do comércio durante as obras.
Fizeram uso da palavra o Presidente de Instituto Planejamento e secretário municipal, Cletírio Ferreira Feistler, o engenheiro da Secretaria de Obras Públicas, Marcos Roberto de Almeida, o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, Marcos Roberto Teixeira, do Conselho Superior da ACIC, o Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, Valmor Pietsch e o diretor do Instituto de Planejamento de Cascavel, Adir dos Santos Tormes. Participaram da audiência ainda o presidente da Câmara, Alécio Espínola e os vereadores Paulo Porto, Mazutti, Madril, Celso Dal Molin, Josué de Souza e Jaime Vasatta.

Conforme explica Mauro Seibert, “a discussão se faz necessária uma vez que a Carlos Gomes é a principal ligação entre a área central e a região sul da nossa cidade, recebendo todos os dias um fluxo intenso de veículos, especialmente em horário de pico”. Para Romulo Quintino, qualquer proposta de revitalização impacta diretamente na vida da população e provocará mudanças significativas de mobilidade na cidade, por isso, é fundamental que a Câmara de Cascavel garanta espaço para o planejamento e o debate com a participação de toda a comunidade.

Alcione Gomes, falando em nome da prefeitura, afirmou que “sempre que se faz uma obra importante em uma avenida, alguém, em algum momento, se sente incomodado. Como na região há muita atividade comercial e vias estreitas, não há vias paralelas alternativas e um canteiro central murado, não é um projeto simples de ser executado”. De acordo com ele, soluções pontuais já estão sendo implementadas e o primeiro passo para uma grande obra é liictar um pré-projeto com análise técnica aprofundada.

Adir Tormes lembrou que um dos problemas da Avenida Carlos Gomes é que “loteamentos foram criados após a construção da avenida com vias diagonais à pista, o que causa um problema viário muito grande”. Ao ser questionado pela comunidade, Adir explicou que “a Carlos Gomes ficou para um segundo momento após o financiamento do BID por causa da sua complexidade”. Para o público da audiência, a explicação não é suficiente, uma vez que soluções de engenharia existem e a Avenida Brasil e a Tancredo Neves foram modificadas “de cima a baixo”. Os moradores demandaram que o projeto a ser feito leve em consideração as necessidades de todos os moradores, sejam ciclistas, pedestres ou clientes que precisam estacionar. O vereador Paulo Porto lembrou que só na Unioeste há seis mil alunos utilizando esse trajeto.

Via: Redação/Assessoria de Imprensa/CMC - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.9122-3773 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.