Secretário de Estado da Segurança Pública entrega viaturas e assina convênios em Cascavel

A solenidade de entrega de 16 novas viaturas para as Polícia Civil e Militar trouxe para Cascavel na tarde de hoje (12) o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, que junto com o prefeito Leonaldo Paranhos, fez a entrega das chaves dos veículos aos representantes das duas corporações, além de assinarem convênio para reinserção do preso no contexto social através de atividades laborais e educacionais.

A parceria foi firmada entre a Secretaria de Estado de Segurança e Administração Penitenciária, Prefeitura Municipal de Cascavel e a Penitencia Estadual de Cascavel, e prevê o cumprimento do princípio constitucional de respeito à dignidade humana e atendimento das finalidades educativas e produtiva do trabalho do condenado. Esta ação tem como principais objetivos promover a reinserção social dos presos através de atividades laborais e educacionais; permitir a redução da pena, por meio de atividades laboratoriais; e contribuir de forma indireta, com o desenvolvimento do Estado, com oferta de mão de obra, oportunidade de qualificação e participação no setor produtivo.

Demandas
Antes da Solenidade, o prefeito Leonaldo Paranhos esteve reunido em seu gabinete com o secretário Romulo Marinho Soares, apresentando as demandas que considera essenciais para a segurança da população: Projeto "Cela para Sala", que é a transformação da atual sede da 15ª SDP em uma escola de profissionalização; construção da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), cujo terreno para edificação da obra será doado pelo Município ao Estado; e também sobre a construção da Casa de Custódia em um terreno próximo a PIC e a PEC, que é uma demanda do Conselho Municipal de Segurança de Cascavel.

O secretário garantiu ao prefeito que o Governo do Estado vai analisar as demandas para só depois anunciar sua execução. "Vou sair daqui com um cronograma de trabalho apresentado pelo prefeito Paranhos. E, a pedido dele, neste segundo semestre temos que alinhar estes procedimentos para saber se poderemos executar e como o faremos. Hoje o que temos de concreto é a retirada dos carros que estão no pátio da delegacia (15ª SPD). Os carros que ainda estão à disposição da Justiça e não podem sair, mas os outros que são sucatas têm que sair e já estamos buscando uma parceria para usarmos o pátio da Ferroeste", disse o secretário de Segurança que completou falando que "agora vamos ver um espaço para colocar a equipe toda da 15ª SDP, talvez tenhamos que alugar outro espaço para que o prefeito possa fazer o trabalho de transformar aquele local em um ambiente escolar".

O secretário de Estado da Segurança fez questão de destacar que "os tempos são outros, as coisas mudaram: há planejamento".

Coragem
Em seu pronunciamento, o prefeito Paranhos afirmou que "para ser prefeito é preciso ter coragem para tomar decisões e esta decisão de segurança pública, tomamos de forma planejada. Decidimos que não íamos terceirizar as resposnsabildiades no setor de segurança que é uma política pública para todos. Não podíamos nos furtar a fazer a nossa parte. Instituímos a Guarda Municipal no dia 3 de fevereiro de 2017; compramos e entregamos 22 viaturas entre motos e veículos, criamos a Força Rural com armamento pesado para o interior do Município, fizemos a Patrulha Maria da Penha para atender as mulheres e a Patrulha Ambiental", enumerou.

O superintendente da Casa Civil, Gugu Bueno, disse que Cascavel o Oeste do Paraná são de grande importância para os projetos que o governador Carlos Massa 'Ratinho' Junior tem fazer do Paraná a grande "locomotiva de desenvolvimento" do Brasil, "por isso tem olhado para cá com uma atenção especial e, por isso, tenho a certeza absoluta serão anos muito especiais para Cascavel, Toledo e região, e para a Segurança Pública não é diferente. O governo tem o compromisso de dar a nossa população uma sensação maior de segurança. E, para isso, sabe que é necessário investimento em nosso efetivo".

Também participaram da solenidade o deputado estadual e também policial Militar, Coronel Lee, o deputado Márcio Pacheco e o tenente-coronel Fernando Raimundo Schunig , do Terceiro Comando Regional de Bombeiros, além do presidente da Câmara de Cascavel, Alécio Espínola e o prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi.

Viaturas
Nesta tarde foram entregues 16 viaturas, modelo trailblazer, para as polícias Civil e Militar sendo oito veículos para cada corporação. As unidades vão reforçar a frota para o fortalecimento das ações ostensivas, principalmente às equipes policiais da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), das unidades operacionais do BPFRON (Batalhão de Policia de Fronteira) e também da Companhia de Operações com cães do Bope (Batalhão de Operações Especiais) nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Toledo.

Para a delegada-chefe da 15ª SDP, Mariana Vieira, "as viaturas que recebemos hoje, com certeza, vão melhorar nossas condições de trabalho e, assim damos mais um passo em direção A desenvolver um trabalho objetivo e alcançar a excelência nas atividades que desenvolvemos, fazendo isso de forma técnica e científica, contribuindo para a promoção da paz social e da cidadania".

O coronel Dorian Nunes Cavalheiro, do 5º Comando Regional da Policia Militar, falou da importância destes investimentos para a corporação, somando aos esforços feitos na região. "O investimento do Estado é importante, pois dá motivação e recursos condizentes a atividade policial, valorizando os policiais e dando condições para que realizemos um serviço de excelência para a comunidade", completou.

Guarda Municipal
Também durante a solenidade de entrega das novas viaturas às Polícias Civil e Militar, o prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária Roseli Vascelai, da Semppro (Secretaria de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade), assinaram contrato para a aquisição e doação de um veículo para o 6º BPM, devido à regularização do curso de formação da segunda turma da Guarda Municipal. Também foram entregues aos novos guardas, uniformes completos contendo 38 conjuntos, no valor de R$ 17.442,00, além do material bélico para uso da corporação. Foram entregues 60 pistolas calibre 380, munição calibre 380, munição calibre 12, para treinamento no valor de R$ 438.274,00. 

"Aqui estamos apresentando mais 66 novos Guardas Municipais. Vamos passar de 100 agentes para atender a comunidade . E, temos um comitê que faz uma reunião mensal para tratar de segurança pública e nós trabalhamos sob a orientação da PM e da PC, queremos ajudar o Estado garantir segurança de qualidade à nossa população. Estamos preparados para enfrentar o crime,com o trabalho conjunto entre a Policia Civil, Policia Militar, Policia Federal e  a Guarda Municipal", completou o prefeito.

Via: Redação/Portal do Municipio de Cascavel - Foto: Luiz Felipe Max

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.