Secretaria de Saúde passa a realizar teste ergométrico no CAE

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, desde o dia 18 de junho, o teste ergométrico - também chamado de teste de esteira - no CAE (Centro de Atendimento de Especialidades). O exame é disponibilizado duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, das 17 horas às 19 horas, com média de atendimento de dez pacientes por semana.

Em 12 dias, pelo menos 40 pessoas - na faixa etária de 40 a 80 anos - já realizaram o exame, que até então era realizado apenas por meio de prestadores de serviços terceirizados, gerando custos (cerca de R$ 60,00 por exame) e formação de filas de espera, a qual estava com 2.635 pacientes desde 21 de julho de 2017 aguardando a realização do teste.

Em abril deste ano o CAE recebeu o aparelho de Sistema de Teste de esforço computadorizado, cuja aquisição se deu por meio de emenda parlamentar e agora conta com dois profissionais médicos cardiologistas devidamente aptos para a realização do teste.

Exame
O Teste Ergométrico ou Teste de Esteira é um exame complementar de diagnóstico, realizado por médico cardiologista e que tem por objetivo avaliar o funcionamento cardiovascular, submetendo o paciente a um esforço físico gradualmente crescente em uma esteira rolante. ´

Durante a realização do teste o paciente é monitorado para verificação de alguns parâmetros, tais como a freqüência cardíaca, pressão arterial e o traçado eletrocardiográfico. Uma vez iniciado o teste, com o monitoramento do paciente, tem início a fase de esforço que somente é encerrada com a exaustão do mesmo, ou ainda, caso este paciente possua algum critério para interrupção do esforço.

Via: Redação/Portal do Municipio de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.