Ratinho Junior recebe o governador da província argentina de Tucumán

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quinta-feira (4), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador da província argentina de Tucumán, Juan Luis Manzur, que é também presidente da Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul). As ações para o fortalecimento da região foram um dos principais temas do encontro.

Ratinho Junior falou sobre o projeto de implantação do corredor bioceânico, entre o Porto de Paranaguá e o Porto de Antofagasta, no Chile. A ligação de 2,5 mil quilômetros deverá integrar quatro países e facilitar as exportações do Cone Sul para os países asiáticos pelo Oceano Pacífico. “O mais difícil neste projeto é construir a burocracia. Gostaria de envolvê-lo nesta pauta, junto ao governo federal da Argentina”, disse ele.

Juan Manzur destacou o perfil do governador do Paraná para assumir um papel de liderança na Zicosur. “Hoje somos em 70 estados de sete países e queremos intensificar cada vez mais a integração. Conhecemos sua missão como governador do Paraná. Sabemos que quer a integração e tem muito potencial para cumprir um projeto importante”, afirmou Mansur. Integram a Zicosur estados do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru. O Paraná está integrado desde dezembro de 2017.

OEA - Também foi tema do encontro o convênio de cooperação que a Zicosur deverá firmar com a Organização dos Estados Americanos (OEA), para estreitar relacionamento comercial e em outras áreas como educação, política, questões sanitárias. “O acordo será formalizado em setembro, em Washington e o governador do Paraná está convidado a participar”, disse Manzur.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva; o secretário do Conselho de Desenvolvimento do Sul (Codesul), Wilson Quinteiro; o secretário de Relações Internacionais de Tucumán e secretário da Zicosur, Jorge Neme. Também acompanharam a reunião o subsecretário da Zicosur, Luis Mariano Fernades e o assessor do Codesul, Cacibo Buffara.


Via: Agência de Notícias do Paraná - Foto: Divulgação

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.