Sebrae/PR e Fecomércio PR promovem encontro sobre franquias, em Cascavel

No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente em 2018 houve crescimento de mais de 5% no número de franqueados e aumento de mais de 8% na geração de empregos por meio do modelo de negócio. O setor, que representa 2,3% do PIB brasileiro, conta com 2 mil redes e 100 mil unidades franqueadas em todo o território nacional. Atento a esses números e às possibilidades que se abrem por meio do processo de franchising, o Sebrae/PR realizou em Cascavel, junto à Fecomércio PR, um evento focado especialmente no universo das franquias.

“Quando um empreendedor quer abrir um negócio, mas ainda não sabe como, as franquias surgem como uma alternativa, já que são negócios que deram certo e possuem marca e gestão consolidadas. Por outro lado, para as empresas que querem expandir e se transformar em franquias, o desafio é grande, pois é uma nova empresa que nasce. O evento que estamos promovendo discute as oportunidades de expansão e desafios deste modelo”, indica a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda.

O evento foi dividido em dois momentos: o primeiro, com uma palestra ministrada por Anderson Bacicheti; e o segundo, com um talk-show sobre o processo de transformação dos negócios em franquias.

“Hoje, vemos muitos empreendedores falando que querem investir numa franquia pela segurança que ela oferece. Isso é, de fato, uma realidade. Na questão da mortalidade das empresas, por exemplo, em um ano, enquanto apenas 50% das empresas independentes sobrevivem no mercado, pelo menos 97% das franquias se consolidam. São números que nos indicam a possibilidade de crescimento e consolidação que as franquias proporcionam”, comenta Anderson Bacicheti.

Rodrigo Balotin, sócio-fundador da Bubble Mix, de Foz do Iguaçu, compartilhou suas experiências enquanto franqueador. A empresa, fundada em 2014, conta com 25 operações espalhadas em cinco estados brasileiros. Para 2019, a meta é expandir, mas, segundo ele, “sem tirar os pés do chão”. 

“Queremos abrir mais dez franquias até o fim do ano. Não é uma expansão muito acelerada, mas acreditamos que só podemos dar passos que conseguimos sustentar. No universo de franquias, é muito arriscado o franqueador avançar mais do que pode, dar passos em falso e, com isso, precisar recuar, colocando algumas operações em risco. Neste modelo, é preciso entender muito bem o seu negócio para poder traçar planos de como é possível explorá-lo de forma segura e, ao mesmo tempo, lucrativa”, ressalta.

O empreendedor destacou pontos importantes para os empresários que pretendem transformar os seus negócios em franquia. Segundo ele, ao franquear uma empresa, muitos custos passam a ser agregados e, caso o empresário não esteja preparado, a expansão pode parar muito antes de ser concluída.

“Meu principal conselho é ter cautela. A franquia nada mais é que uma variação dos vários canais de venda existentes no mercado. É preciso estudar muito o modelo de negócio e analisar os números pra ver se faz sentido franquear, pois quando isso ocorrer, custos e investimentos que não estão previstos numa loja própria surgem no processo. Por isso, além da cautela, eu sempre reforço a necessidade de buscar conhecimento para que o empresário realmente entenda o território que ele quer explorar”, conclui.

Adriana Dezan, é advogada no estado do Pará e diante da pretensão de abrir uma franquia em Cascavel, viu o evento como uma oportunidade de conhecer melhor o mercado onde quer investir. “Quando se pretende abrir uma nova empresa, é preciso aproveitar cada chance que aparece para nos capacitarmos e eventos como esse agregam. Eu saio daqui com muito mais vontade de investir, pois me sinto mais segura para seguir em frente com o meu projeto”, destaca.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste do Paraná (Sinfarma) e representante da Fecomércio PR, Nelcir Ferro, o evento cumpriu o objetivo inicial e até superou as expectativas. “O mercado está passando por uma transformação muito intensa e é preciso estar atualizado para seguir no ramo. O nosso evento conseguiu dialogar com quem quer se tornar franqueador e, também, com aqueles que desejam se tornar franqueados, expondo as possibilidades e os desafios desta área. Foi muito proveitoso”, observa.

Jornada de Franquias
Durante a palestra, o Programa Jornada de Franquias foi apresentado. Promovido pelo Sebrae/PR em parceria com Fecomércio PR, o Programa será dividido em três módulos: introdução ao franchising; implantação de processos e a importância deles na hora de franquear; além de análise de franqueabilidade.

As oficinas serão realizadas em julho, no escritório do Sebrae/PR, em Cascavel, sempre das 19 às 23 horas. Para saber mais, basta entrar em pelo telefone (45) 3321-7067 ou pelo e-mail gcaus@pr.sebrae.com.br.

Via: Redação/Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.