Saúde padroniza horário de abertura dos portões das UBSs durante a madrugada

A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando, nas últimas semanas, com horário padronizado no atendimento de pacientes que ainda buscam a tradicional "ficha" durante a madrugada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), os antigos postinhos. Como em alguns bairros o portão era aberto ainda durante a noite, uma vez que filas começavam se formar muitas vezes à meia-noite, e em outras por volta de duas ou três horas da madrugada, definiu-se pela abertura dos portões, nas 13 UBSs, às 4 horas.

Nesse horário, o guarda patrimonial abre a porta, recebe as pessoas que estão na fila e distribui uma senha por ordem de chegada. Às 7 horas, quando abre a unidade para o atendimento, os pacientes passam a ser recebidos pela equipe de recepção e enfermagem.

"Estamos atendendo a um pedido do prefeito Leonaldo Paranhos para que as pessoas não fiquem ao relento à mercê das condições climáticas, pois embora a maioria das  UBS atendam com agendamento já, as pessoas ainda têm a cultura da fila", explica o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, acrescentando que ,"não estamos estimulando que as pessoas vão para a fila na madrugada buscar o atendimento, uma vez que ele só começa às 7 horas, mas queremos oferecer melhor acomodação".

A prática de abrir as portas das UBSs de madrugada não é novidade em Cascavel, segundo Stefanello. A secretaria está apenas padronizando o horário. "Na UBS Claudete, por exemplo, abria-se às 2 horas da manhã; no Pacaembu, a UBS abria às 5 horas; em algumas unidades, como Aclimação, São Cristóvão e Floresta, quando o primeiro paciente chegasse; agora todas abrem no mesmo horário e com as mesmas condições" , detalha o secretário.

Para que todas as UBSs possam abrir no mesmo horário, o prefeito solicitou que a Guarda Municipal mantenha um guarda patrimonial em cada uma das 13 unidades. Nas Unidades de Saúde da Família (modelo USF), onde há acolhimento com a equipe o dia todo, o atendimento não mudou e os portões são abertos às 7 horas.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.