Projeto Água Viva da Coopavel: Já preservou milhares de fontes e nascentes na região oeste

O Água Viva é um dos mais antigos e bem-sucedidos programas de recuperação e de preservação de nascentes do Paraná. Há 14 anos a Coopavel, por meio da Unicoop e Syngenta, identifica e protege fontes de água em vários municípios e regiões. Ao mesmo tempo em que preserva um recurso indispensável à saúde do planeta, a ação melhora a qualidade de vida nas propriedades rurais. Devidamente tratada, a água vira uma nova opção de consumo às famílias e às criações.

A identificação das minas que podem ser integradas ao programa é feita pelo pessoal de campo, diz o coordenador da Universidade Coopavel, Antonio Augusto Putini. Agrônomos e médicos veterinários, que estão em constante contato com os cooperados, ajudam nessa tarefa. As informações de minas a serem preservadas chegam então à Unicoop que destaca um profissional terceirizado para proceder com os trabalhos de proteção. As famílias são convidadas a acompanhar e participar do processo.

Ao aprender como se faz a proteção e a descontaminação, elas têm em mãos conhecimentos suficientes para expandir o alcance da parceria em suas propriedades. Os materiais empregados são os mais simples possíveis, tudo para tornar o processo barato, viável e alcançar o maior número possível de minas. “Os resultados são tão bons que outros estados, a exemplo do Nordeste, levaram o Água Viva para as suas comunidades”, diz Putini. Alagoas é um dos exemplos, por meio da Carpil, cooperativa de Palmeira dos Índios.

Os resultados lá obtidos são tão bons que renderam até prêmios, inclusive ao governo do Estado, ressalta o coordenador da Unicoop. A metodologia do programa também foi levada a regiões do Paraguai, principalmente onde há forte densidade de brasileiros atuando como agricultores. O programa permitiu, nesses anos todos, avanços relevantes, principalmente reafirmando a conexão e o compromisso da Coopavel com o meio ambiente e com a produção sustentável de alimentos, diz o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli.

Outro aspecto determinante do programa, segundo o professor Antonio Augusto Putini, é a valorização da propriedade que tem água de qualidade para o bem da saúde das pessoas e dos animais. Milhares de minas foram recuperadas em quase 15 anos de programas.

Via: Redação/Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.