"O Conselho Escolar é uma ferramenta extraordinária para garantir a escola democrática"

"Os conselhos escolares não têm caráter apenas fiscalizatórios. Elas nasceram para fortalecer a escola pública, envolver toda a comunidade escolar e dar espaço para todos na construção de um presente e um futuro melhor, pois não queremos e não podemos mais ter educação improvisada. Pais, professores, servidores, enfim, todos que estão envolvidos no Conselho Escolar, atuam de forma conjunta e colaborativa, pois é uma ferramenta extraordinária para garantir, de fato, uma escola democrática".

Com essas palavras, o prefeito Leonaldo Paranhos abriu, nesta manhã (12), a programação organizada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação para esta oitava edição do Seminário dos Conselhos Escolares, que é realizada paralelamente ao 2º Seminário de Gestão Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, na Univel, e que conta com a presença de representantes de todas as escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), no segmento dos diretores, professores, servidores, membros da comunidade (pais/mães ou responsáveis legais), membros dos conselhos de políticas públicas da educação (CME, CACS Fundeb, Comae, FME) e representantes da Rede Estadual e dos municípios do Oeste do Paraná.

"A gestão democrática é um princípio constitucional que está amparado pela legislação brasileira e pressupõe a participação efetiva dos segmentos da comunidade escolar", enfatizou a secretária de Educação Márcia Baldini, que junto com Paranhos recebeu os membros da comunidade escolar para a abertura do evento. Márcia lembrou que o Município de Cascavel vem construindo o fortalecimento dos conselhos. Em 2012 - em parceria com o Ministério da Educação - foi iniciada a formação continuada no formato de "seminários" como espaços de debates e aprimoramento da gestão democrática.

E cada ano a participação vem aumentando, agregando atividades, como o Concurso de Desenhos e Poemas do Conselho Escolar, cuja quinta edição, esta noite, premiará os melhores trabalhos produzidos na temática "Conselhos Escolares e Território Cidadão: Identidade e Cidadania".

"Quem ouve o povo erra menos", disse Gilberto Eduardo de Melo, que representou os pais de alunos na abertura. Ele é presidente do Conselho Escolar da Escola Inglacir Lourdes Farina, vice-presidente do Conselho Escolar do Cmei Espaço e Vida e coordenador do Fórum Municipal de Educação.

Para ele, "temos o compromisso sério com a formação do nosso futuro, por isso é importante contar com esse apoio do Poder Público e formarmos juntos essa corrente do bem em prol da democracia nas instituições escolares do Município".

Órgão colegiado de permanente debate e diálogo, o Conselho Escolar tem muitos desafios, no entanto, "compreendemos que é a partir da instrumentalização dos sujeitos pelo conhecimento científico e das discussões sobre a práxis que a gestão democrática se efetiva", reforçou a secretária Márcia Baldini.

Programação

Hoje (12) os participantes debateram sobre Legislação Educacional e o Papel dos Conselhos com o palestrante José Silvio Graboski e sobre o Fortalecimento da Gestão Escolar ou Cumprimento dos Atos Normativos, com Walter Pinheiro.

Concurso de Desenho e Poesia
A partir das 19h5 de hoje (12) inicia as atividades culturais do evento, com apresentações dos alunos, seguida da premiação, às 19h30, dos 24 melhores trabalhos do 5º Concurso de Desenho e Poesia do Conselho Escolar. Todos os alunos inscritos poderão participar da premiação e receberão certificado de participação.

Vencedores: AQUI 

Programação desta sexta (13)

O seminário continua amanhã (13), também na Univel, com várias atividades, durante o dia todo e palestra de encerramento às 19h45, com a promotoria pública falando sobre O Direito à Educação e o Papel dos Conselhos.

Antes, às 19h30, haverá Assembleia Geral de Pais, com eleição de representantes para os Conselhos, durante a Escola de Pais.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.