Agricultura de precisão é debatida durante 1º MeetUp da Vertical Agritech, em Cascavel

Nesta segunda-feira (03), produtores rurais, representantes de instituições de ensino, empresas, cooperativas e entidades públicas se reuniram para o 1º MeetUp da Vertical Agritech, em Cascavel, que possui o Sebrae/PR como um dos principais fomentadores. O encontro teve como objetivo promover discussões e conexões a fim de melhorar as soluções acerca da agricultura de precisão, na região.

Yuri Avelar, representante de uma empresa de maquinários agrícolas de Cascavel, expôs algumas das mais recentes soluções para a interpretação de imagens obtidas pelo sensoriamento remoto das lavouras. Para ele, a oportunidade foi importante para que soluções, ideias e conceitos fossem debatidos entre os participantes.

“É necessário enxergar a tecnologia como parte essencial para o trabalho no campo. Muitas vezes, falamos em softwares e aplicativos avançados, mas o produtor não tem essas ferramentas à disposição. Por isso, é importante que nos encontremos para debater a realidade da região e, assim, entender o posicionamento da nossa produção. Então, discutir alternativas e soluções que aumentem a nossa produtividade”, destacou.

Gilmar Bif Filho, produtor de Lindoeste, por exemplo, conheceu os trabalhos da vertical Agritech no evento. Além de destacar as conexões e os contatos, ele acredita que a Vertical é um passo importante para promover a união do setor.  “Os agentes envolvidos formam um público eclético. Ao mesmo tempo em que vemos jovens com vontade de inovar, também vemos senhores com experiência nas áreas em que atuam. Por conta disso, a troca de informação é valiosa e proporciona conexões importantes entre os principais agentes do campo e da tecnologia, que hoje estão diretamente ligados” indica Gilmar.

Parcerias
O professor universitário e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Geotecnologias e Ciência de Dados (GeoScience), Jerry Johann, apresentou pesquisas e trabalhos que estão sendo desenvolvidos dentro da Unioeste.  Hoje, com a colaboração de alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado nas áreas correlacionadas a engenharia, tecnologia e agronegócio, o Núcleo desenvolve soluções que utilizam imagens de satélites para realizar a previsão de safras, além de trabalhos ligados de mercado, inteligência artificial e ferramentas de dados. 

“Esse Núcleo foi criado no final de 2018 e vemos os encontros da Vertical Agritech como uma oportunidade de mostrar o que estamos fazendo no campo da pesquisa. Considerando que dentro do Núcleo temos muitos alunos que já estão no mercado, temos um know-how das necessidades destas áreas”, evidencia o professor.

O 1º MeetUp da Vertical Agritech ocorreu no ForFarms Coworking, uma empresa inovadora que oferece a estrutura de escritório coletivo para negócios ligados a diversos setores do agro e fomentou a realização deste primeiro encontro. De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, o evento foi essencial para dar continuidade aos trabalhos e objetivos da governança.

“Com o grupo formatado, conseguimos promover conexões com empresas âncoras, produtores, universidade, profissionais e mercado. Nossa ideia é continuar fomentando o grupo para que as discussões geradas possam produzir resultados efetivos na produtividade da região”, conclui Durso. Inicialmente, o grupo conta com a participação de 32 pessoas.

Via: Redação/Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação 

Envie para o nosso Whatsapp a sua sugestão de fotos ou videos, que a equipe nossa irá atender você. (45) 9.8812-8476 ou Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://goo.gl/WjuzHP.

Postar um comentário:

Tecnologia do Blogger.